Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > Mapa de Evidências: 3º aula aborda a qualidade de verificação dos artigos pela plataforma Amstar

Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 18h35

As aulas do curso “Mapa de Evidências” ofertado pela Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNASUS/UFPI), por meio do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher em parceria com Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciadas (CIATEN), realizou mais um encontro via plataforma virtual.

aula3 20200716182540

A reunião aconteceu na última terça-feira (14) e abordou temas como a caracterização dos estudos de evidências e planilhas de diferenciação desses conteúdos científicos (templates), a utilização do aplicativo Rayyan e o Amstar.

aula 3 220200716182857

Na terceira aula ministrada por Verônica Abdala, foi orientado o uso da ferramenta Rayyan, esta que facilita a sistematização de seleção de artigos e a busca para aprimoramento de evidências científicas. O aplicativo permite a participação de colaboradores que ajudam na revisão de artigos sendo possível também localizar resumos, excluir palavras ou adicioná-las de acordo com o tema escolhido para avaliação.

aula 3 320200716183327

Durante a reunião Verônica Abdala, cita também o Amstar outro elemento que complementa as revisões de valores científicos, oferecendo um controle maior dos artigos tornando o processo mais amplo e organizado.

O Amstar verifica o conteúdo que está sendo estudado e a qualidade dessas revisões sistêmicas, na qual os pesquisadores utilizam de diferentes métodos para avaliar o objeto de estudo analisando e sintetizando dados trazendo um alto padrão de avaliação e segurança para os estudos científicos e pesquisas.

aula3 420200716182050

Por fim, o curso segue até o dia 21 de Julho esclarecendo dúvidas dos pesquisadores em relação ao mapeamento científico, para o desenvolver pesquisas, principalmente, voltadas a área saúde e afins.