Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > Mapa de Evidências: 2ª aula discute sobre elaboração, seleção de evidências e uso da ferramenta Rayyan
Início do conteúdo da página

Mapa de Evidências: 2ª aula discute sobre elaboração, seleção de evidências e uso da ferramenta Rayyan

Imprimir
Última atualização em Sábado, 11 de Julho de 2020, 10h25

aula2.jpg

Com o objetivo de explicar como ocorre a elaboração da busca das evidências científicas para temas ou grupos de trabalhos, seleção dos estudos de evidências para inclusão nos mapas e uso da ferramenta Rayyan, o "Curso Mapa de Evidencias" realizou na tarde da última sexta-feira (10), sua segunda aula.

Aula foi mediada por Elisabeth Biruel, bibliotecária clínica e especialista em Designer Instrucional e Verônica Abdala, bibliotecária e gerente de produtos e serviços de informação da BIREME/OPAS/OMS.

Segundo Elisabeth Biruel, os mapas são construídos a partir de pesquisas em bases de dados científicas nacionais e internacionais.

Durante a aula, a pesquisadora destacou alguns resultados de pesquisas que foram selecionados considerando filtros de ano de realização do estudo, relevância quanto ao tema e disponibilidade de texto integral na internet.

aula2.1.jpg

"A categorização proposta dos estudos pode variar conforme foco do pesquisador. Os mapas são um primeiro protótipo cuja busca por estudos pode ser replicada e reorganizada conforme problemática local”, explica.

Na aula, Elisabeth destacou o passo a passo que o pesquisador ou grupos devem realizar para construir o mapa. De acordo com a especialista, a seleção dos estudos de revisão é dividida em três passos: definição dos critérios de seleção dos estudos de revisão; busca bibliográfica sistemática e transparente; e seleção dos estudos de revisão.

Para os grupos, foram escolhidos os seguintes temas: endometriose, acidentes de motocicleta, mortalidade materna, leishmaniose visceral e arboviroses. Escolhidos os temas, a equipe definiu critérios de inclusão.

"O critério de inclusão norteara a seleção dos documentos, podendo haver critérios de inclusão adicionais relevantes ao longo do processo, o que ajudará a delimitar o escopo", disse Elisabeth Biruel.

Os grupos definiram alguns critérios para buscar as inclusões, dentre eles temos: revisão sistemática; tratamento; prevenção e controle; complicações por hipertensão; doença renal; aedes aegypti.

aula2.3.jpg

Por fim, Verônica Abdala explicou como funciona a plataforma Rayyan, um aplicativo desenvolvido no Qatar para facilitar e agilizar a seleção dos artigos para inclusão e exclusão dos artigos.

“Rayyan é uma ferramenta que facilita o trabalho colaborativo de revisão e seleção de referências bibliográficas. É de acesso livre, gratuita”, ressalta Verônica.

Fim do conteúdo da página