Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Orquestra de Câmara da UFPI realiza concerto em homenagem a instituição

Orquestra de Câmara da UFPI realiza concerto em homenagem a instituição

A Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Piauí realizou nesta sábado (19), no Cine Teatro da UFPI, concerto em homenagem às quatro décadas da instituição. O concerto também comemora as obras do maestro Emmanuel Coelho Maciel.

A UFPI foi criada em 1971 a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no Estado - Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina. Sediada na cidade de Teresina, capital do Piauí, a universidade possui campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

"Vamos homenagear a UFPI, sua imensa contribuição ao Estado do Piauí e a nação brasileira. Faremos uma retrospectiva da criação e contextualização do Curso de Música até os dias atuais, e prestar homenagem, em vida, ao professor, maestro, compositor, arranjador, violinista e folclorista, Emmanuel Coelho Maciel ", disse o Coordenador do Departamento de Música e organizador do Concerto, Prof. Cássio Martins.

Emmanuel nasceu no dia 16 de outubro de 1935, ingressou na UFPI em 1976, foi o primeiro chefe do Departamento de Música e Artes Visuais da universidade, em 1977, além de fundador da Orquestra Sinfônica de Teresina e proponente do coro das Mil Vozes da capital. Foram selecionadas, pela orquestra, duas das mais importantes obras escritas pelo maestro até o presente momento. São elas: "Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros para Orquestra e Côro" e "Música para Oboé e Instrumentos de Cordas".

Emmanuel Coelho regendo a orquestra de câmara de Teresina - Foto: site Overmundo

Para a execução das obras, foram convidados o professor e músico profissional Gilson Barbosa, oboísta, fundador da Orquestra Sinfônica de Campinas - SP e os corais do Instituto Camillo Filho e da Escola de Música de Teresina. O aluno do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Fernando Ferreira, é o responsável pela preparação vocal dos corais.

O professor Gilson Barbosa, além de solar o concerto para oboé e orquestra, ministrará oficinas de música de câmara e master classes para todos os alunos de sopro e música de câmara do Departamento de Música e Arte Visuais da UFPI e para a comunidade em geral.

O Concerto é uma realização do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI com apoio da Humana Saúde, Instituto Camillo Filho, Instituto Santa Rita e Escola de Música da UFPI. A entrada é franca.