Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Orquestra de Câmara da UFPI realiza concerto pelos 40 anos da universidade

Orquestra de Câmara da UFPI realiza concerto pelos 40 anos da universidade

A Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Piauí realiza, nos dias 19 e 20 de maio de 2012, o concerto "Os 40 anos da UFPI", homenagem ao compositor Emmanuel Coelho Maciel.

"Vamos homenagear a UFPI, sua imensa contribuição ao Estado do Piauí e à nação brasileira. Faremos uma retrospectiva da criação e contextualização do Curso de Música até os dias atuais", disse o Coordenador do Departamento de Música e organizador do Concerto, Prof. Cássio Martins.

Além de comemorar as quatro décadas da Universidade, o concerto presta também homenagem, em vida, às obras do maestro Emmanuel Coelho Maciel, primeiro chefe do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, além de fundador da Orquestra Sinfônica de Teresina e proponente do coro das Mil Vozes em Teresina. Para isso, foram selecionadas duas das mais importantes obras escrita pelo maestro até o presente momento. São elas: "Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros para Orquestra e Côro" e "Música para Oboé e Instrumentos de Cordas".

Para a execução das obras, foram convidados o professor e músico profissional Gilson Barbosa, oboísta, fundador da Orquestra Sinfônica de Campinas - SP e os corais do Instituto Camillo Filho e da Escola de Música de Teresina. O aluno do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Fernando Ferreira, é o responsável pela preparação vocal dos corais.

O professor Gilson Barbosa, além de solar o concerto para oboé e orquestra, ministrará oficinas de música de câmara e master classes para todos os alunos de sopro e música de câmara do Departamento de Música e Arte Visuais da UFPI e para a comunidade em geral.

O Concerto é uma realização do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI com apoio da Humanas Saúde, Instituto Camillo Filho, Instituto Santa Rita e Escola de Música da UFPI. A entrada é franca.

Concerto "Os 40º Anos da UFPI"
Compositor Homenageado: Emmanuel Coelho Maciel
Direção Musical e Regência: Cássio Martins
Preparação Vocal: Fernando Ferreira
Data: 19 de Maio de 2012 - Horário: 20h - Local: Cine Teatro da UFPI
20 de Maio de 2012 - Horário: 11h - Local: Palácio da Música

Programa:
Emmanuel Coelho Maciel
• Música para Oboé e Instrumentos de Cordas - Solista: Gilson Barbosa
• Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros para Orquestra e Côro - Orquestra de Câmara UFPI - Coral do Instituto Camillo filho e da Escola de música de Teresina.