Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nutrição na Atividade Física e no Desporto é tema de curso na UFPI

Nutrição na Atividade Física e no Desporto é tema de curso na UFPI

De tão básico que é a alimentação integrada à nossa rotina que simplesmente deixamos de fazer combinações com os nutrientes que podem trazer resultados melhores para alcançar nosso objetivos. É com essa ideia que a nutricionista desportiva com PhD, Sônia Maria Bordin, do Paraná, defende uma maior atenção das pessoas sobre sua alimentação.

Sônia tratará do assunto no curso "Nutrição na Atividade Física e no Desporto", que ministrará durante a 7ª edição do Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (FIEP), que acontecerá de 09 a 12 de maio, no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí. "Alimentação é fundamental para atividade física, independe do objetivo do aluno", diz Sônia Bordin.

No curso, a nutricionista falará sobre os nutrientes e seu processo de absorção; a influência do horário de atividade física e consumo alimentar; apoio de suplementos em atividades aeróbicas e anaeróbicas e o esquema alimentar adequado em treinamento e competições.

"O curso tem como objetivo informar aos participantes que a alimentação tem um apoio importante quando realizamos uma atividade física, independente do objetivo primordial desta atividade. Esta alimentação tem no desporto influência fundamental, tanto no processo de recuperação, como na melhoria da forma desportiva que se observa nas competições", afirma a nutricionista.

Prof.ª Sônia Maria Bordin, pós-doutora em nutrição desportiva

O curso é destinado a alunos de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. As inscrições podem ser feitas retirando a ficha pela internet no site www.fiep-pi.com.br ou através dos divulgadores, nas coordenações de Educação Física da UFPI, Universidade Estadual do Piauí, Novafapi, IESM, Aliança e Faculdade Santo Agostinho.

Paralelamente ao Congresso, acontecerá o 7º Encontro Interdisciplinar de Educação Física, com o tema "Descobrindo caminhos através da música, das atividades físicas, recreativas e cognitivas". No encontro, que também será realizado no setor de Esportes da UFPI, serão apresentados trabalhos científicos de alunos e professores nas áreas de formação profissional, mercado de trabalho, fisiologia, área epistemológica e ética, fitness, personal, lazer, recreação, fisioterapia, nutrição, enfermagem em geral e outras áreas.

Todas as informações sobre os dois eventos (Congresso e Encontro) estão no site www.fiep-pi.com.br.