Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia Elétrica da UFPI recebe robô inteligente
Início do conteúdo da página

Curso de Engenharia Elétrica da UFPI recebe robô inteligente

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe seu primeiro robô inteligente que deverá auxiliar aos alunos nas disciplinas práticas. O "Robotino" agrega diversas tecnologias, como: acionamento elétrico, cinemática, sensores, processamento de imagens e técnicas de programação.

Aparelho deverá auxiliar nas aulas práticas

Para o professor Marcos Zurita, do Centro de Tecnologia (CT), com a tecnologia aplicada no robô os alunos terão a possibilidade de realizar muitas experiências e várias tarefas do dia-a-dia. "A ideia é que os alunos possam desenvolver aplicações diferentes e que explorem os recursos oferecidos de maneira bem prática. O Robotino tem vários tipos de sensores que dão informações do mundo em volta, através de uma câmera embutida", disse.

Professores Rafael Rocha e Marcos Zurita do Curso de Engenharia

Ainda segundo ele, o aparelho é baseado em três eixos e possui uma aplicação omni-direcional que o permite a girar em todas as direções. A unidade de omni-direcional contém de três rodas Mecanum, todos os quais são individualmente controláveis. Estas rodas são dispostas em ângulos de 120°.

O aparelho tem um sensor de para-choques em torno da sua circunferência, sensores de distância infravermelhos, uma câmara em cores com resolução VGA, codificadores de rodas de medição de potência ótica, para todo o sistema e os diversos motores, bem como um monitor de voltagem da bateria.

Professor Marcos Zurita mostrando os três eixos do Robotino


Além disso, como opcionais sensores adicionais, o robô pode ser equipado com um scanner a laser preciso, um giroscópio, e um sistema de posicionamento interior. Para a entrada e saída de sinal o Robotino tem várias interfaces: USB, Ethernet, 8 entradas e 8 entradas analógicas, 8 saídas digitais de saída do motor adicional para a condução de cargas elevadas e entrada de encoder adicional.

Todas essas funções atribuem ao robô autonomia para realizar comandos sem a interferência humana. O aparelho robótico será utilizado pelos os alunos de Engenharia Elétrica nas disciplinas de Automação, Instrumentação, Programação, Micro-Controladores e Controle.

Professores do curso de Engenharia Elétrica montando o robô inteligênte


Implantação do Curso

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece o curso de Engenharia Elétrica desde 2009. Ele foi implantado com recursos do Programa de Reestruturação e Expansão de Universidades Federais (REUNI).

Atualmente, é voltado para Área de Potência (Sistema de Energia Elétrica), mas futuramente será direcionado para os campos de Eletrônica, Controle de Processo e entre outras áreas. Saiba mais sobre o curso de Enganharia Elétrica da UFPI.

 

Aparelho sendo testado

Fim do conteúdo da página