Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto pensa arquitetura urbana através de representações cinematográficas

Projeto pensa arquitetura urbana através de representações cinematográficas

Utilizar a linguagem cinematográfica para pensar a cidade a partir de suas representações e compreender as características do urbanismo enquanto campo de estudo e processo histórico. É com esse objetivo que o projeto de extensão "Arquitetura Urbana: do cinema à realidade" desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (LEU), do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí busca integrar novos conhecimentos à formação técnica do estudante de Arquitetura e Urbanismo através do cinema.

São realizadas sessões mensais de projeção de filmes sempre na última quinta-feira de cada mês do período letivo. As sessões de cinema são precedidas de explanação sobre o conteúdo relacionado ao urbanismo e seguidas de mesa redonda formada por professores da UFPI, arquitetos e profissionais de formações diversas.

A primeira sessão exibida ocorreu em março com a apresentação do filme Sinfonia de Berlim, de Thomas Schadt, e mesa redonda sobre o Urbanismo Pré-Moderno. A próxima sessão será no dia 26 de abril, às 18 horas, no Auditório Eng. Luís Francisco do Rêgo Monteiro (Centro de Tecnologia). Na oportunidade será exibido o filme Playtime, de Jacques Tati, e a mesa redonda discutirá o Urbanismo Moderno.

O projeto é coordenado pela Profª. Drª. Angela Napoleão Braz e conta com a colaboração dos seguintes alunos do Curso de Arquitetura: Thayro Rafael Silva Borges, Leiano Souza Nascimento, Amanda Gabriela Moita Campelo, Bolívia Priscila Soares de Sá, Giannini Veras Magalhães e Andressa de Miranda Lima. O público alvo são os alunos do curso de Arquitetura, mas as sessões são abertas à comunidade em geral.