Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado com palestras

Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado com palestras

A Superintendência Federal do Piauí (SFA/PI) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Agente, promoveram um evento ontem e hoje, no Colégio Agrícola de Teresina (CAT) e no prédio do IFPI, em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo.

Comemorado em 15 de abril, o Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído por uma iniciativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 13 de novembro de 1989 (Lei 7.876). A data comemorativa nasceu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Esta data representa, ainda, mais uma oportunidade para uma reflexão sobre a relevância de se estabelecer e aperfeiçoar instrumentos de políticas públicas capazes de promover o aumento da capacidade produtiva do solo e, consequentemente, a competitividade do agronegócio. "Os alunos estão envolvidos em alertar a sociedade sobre os problemas ambientais causados pelo mau uso do solo. O solo é um recurso natural bastante utilizado, que vem sendo bastante desgastado, mas que não tem a mesma visibilidade dos recursos hídricos, por exemplo", explicou a professora do IFPI Lílian Melo.

Na SFA/PI, a Fiscal Federal Agropecuária, Adriana Barreto é quem está à frente do Projeto. Segundo ela, a importância do evento está em incentivar a discussão, entre os alunos e a sociedade, acerca da conservação de recursos naturais.

Dada a relevância do setor agropecuário para a economia nacional, principalmente no que tange a geração de emprego e renda e à segurança alimentar, o MAPA vem desenvolvendo e apoiando ações, graças a parcerias institucionais e linhas de crédito específicas, voltadas para a melhoria da produtividade e conservação da integridade dos ecossistemas, como por exemplo, sistemas de terraceamento, recuperação de pastagens, calagem e fertilização dos solos.