Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza aula inaugural de Mestrado em Sociologia

UFPI realiza aula inaugural de Mestrado em Sociologia

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nesta quinta-feira (12), no auditório Noé Mendes, a aula inaugural do Mestrado em Sociologia, ministrada pelo professor doutor Paulo Henrique Albuquerque Martins, presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) e professor da Universidade Federal de Pernambuco.

"Com o Mestrado em Sociologia, a Universidade Federal do Piauí passa a contar com quatro cursos de Mestrado. A UFPI mantém ainda cinco cursos de Doutorado e investe continuamente em pesquisas e no aperfeiçoamento de professores e alunos. A reitoria da Universidade manifesta hoje a sua satisfação com o início de mais um curso de Mestrado, que muito acrescentará à Universidade", destacou Paulo Silva Brandão, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradução da UFPI, que representou o reitor da UFPI na solenidade da aula inaugural do Mestrado em Sociologia.

O coordenador do Mestrado em Sociologia da UFPI, professor doutor Washington Bonfim, ressaltou a alegria de poder realizar um feito planejado há bastante tempo e que só vem a somar na comunidade acadêmica.

"Esse certamente é um momento muito importante para a história do curso de Ciência Política, que agora conta com uma maior maturidade da Universidade Federal do Piauí com um esforço ainda maior dos docentes e da estrutura da UFPI, no sentido de proporcionar as habilidades necessárias para a formação da capacidade analítica dos sujeitos, a fim de que desenvolvam autonomia intelectual, articulação entre teoria e prática social e o compromisso social com o fortalecimento dos sujeitos e da sociedade por meio da reflexão sobre a realidade. Esse é também um momento muito propício para a realização do XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais (XV CISO), que a UFPI sediará em setembro e que já conta com um número expressivo de trabalhos inscritos", enfatizou Washington Bonfim.

Para o diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí, professor Pedro Vilarinho, "o Mestrado em Sociologia contribui sobremaneira para o desenvolvimento da Universidade, vez que contribui para a qualificação dos professores da UFPI, o que se refletirá na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação e no impacto positivo perante a sociedade".

Após a aula inaugural do Mestrado em Sociologia, houve o lançamento oficial do XV CISO/PRE-ALAS 2012, que a UFPI sediará de 04 a 07 de setembro. O Encontro é referência no que diz respeito à produção científica na área de Ciências Sociais.