Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais (CISO)

UFPI lança Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais (CISO)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, no final da tarde desta quinta-feira (12), o lançamento oficial do XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - CISO, com a participação do presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS). O XV CISO/PRÉ-ALAS 2012 acontecerá de 04 a 07 de setembro na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e envolverá os programas de Pós- Graduação em Antropologia e Arqueologia, Ciência Política, Políticas Públicas e Sociologia da UFPI. Mais informações no endereço eletrônico http://www.sistemasmart.com.br/ciso2012/.

O XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - CISO incorpora o Encontro Nacional da Associação Latina Americana de Sociologia (ALAS), chamado de PRÉ-ALAS Brasil, prévia ao Congresso Internacional da Associação, que ocorrerá em 2013, no Chile, e já tem parcerias firmadas com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.

Entre os objetivos principais do Encontro estão o fortalecimento do processo de internacionalização das universidades brasileiras e a estimulação a formação de redes de pesquisa que tenham como temática as problemáticas relacionadas às regiões Norte e Nordeste do Brasil.

"O XV CISO/PRÉ-ALAS tem como tema Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana no Norte/Nordeste: Desafios e Perspectivas, ou seja, refletirá a respeito das questões socioambientais das regiões Norte e Nordeste, afetadas pelas constantes mutações socioeconômicas, políticas e culturais estimuladas pelas transformações sociais e por ações governamentais. É a primeira vez que o CISO ocorrerá no Piauí e tenho plena confiança de que será uma grande oportunidade de geração e difusão de conhecimento. Essa minha confiança é ratificada pelo expressivo número de trabalhos já inscritos, que supera todas as expectativas", afirmou o presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), professor doutor Paulo Henrique Albuquerque Martins.

Segundo o professor Robson Cruz, representante do Mestrado em Antropologia e membro da Coordenação do CISO, "as questões discutidas nos grupos de trabalho (GT's) e mesas redondas do XV CISO/PRÉ-ALAS abrangerão temas que ultrapassam quaisquer fronteiras geográficas, que esta edição do CISO incorpora o Encontro Nacional da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), chamado de PRÉ-ALAS Brasil, prévia ao Congresso Internacional da Associação que ocorre bienalmente em um país da América Latina e que em 2013 será no Chile", declarou.

Em relação ao Piauí, serão discutidos os impactos das obras de construção da ferrovia Transnordestina, assim como a construção de três novas usinas hidrelétricas (Palmeirais, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí), com suas respectivas barragens, o alargamento das áreas dedicadas à agroindústria (sobretudo soja e eucalipto), o incremento da mineração (com a descoberta de jazidas de minério de ferro em Paulistana, Simões, Betânia do Piauí e Jacobina do Piauí) e o aumento na exploração do potencial turístico do litoral do Estado.