Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança Encontro para discutir desenvolvimento econômico e meio ambiente

UFPI lança Encontro para discutir desenvolvimento econômico e meio ambiente

Acontece amanhã (12), às 17h, no auditório Noé Fortes, no CCHL, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o lançamento do XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - CISO, com a participação do presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), professor Paulo Henrique Albuquerque Martins, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisador do CNPq, com vários livros publicados.

Além de fazer o lançamento oficial do XV CISO/PRÉ-ALAS 2012, o presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), professor Paulo Henrique Albuquerque Martins, participará da aula inaugural do Mestrado de Sociologia da Universidade Federal do Piauí, amanhã (12), às 15h, no auditório do CCHL.

O XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - CISO incorpora o Encontro Nacional da Associação Latina Americana de Sociologia (ALAS), chamado de PRÉ-ALAS Brasil, prévia ao Congresso Internacional da Associação, que ocorrerá em 2013, no Chile. O coordenador do XV CISO/PRÉ-ALAS 2012, professor doutor Francisco Mesquita de Oliveira (UFPI), explica que o Encontro tem como tema Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana no Norte/Nordeste: Desafios e Perspectivas, ou seja, refletirá a respeito do social e ambiental das regiões Norte e Nordeste, afetadas pelas constantes mutações socioeconômicas, políticas e culturais estimuladas pelas transformações sociais e por ações governamentais.

"No Brasil, essas mudanças ocorrem através das políticas fomentadas pelo Governo Federal, especialmente através das obras de infraestrutura proporcionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Iremos discutir ainda, em relação ao Piauí, os impactos suscitados pelas obras de construção da ferrovia Transnordestina, assim como a construção de três novas usinas hidrelétricas (Palmeirais, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí), com suas respectivas barragens, o alargamento das áreas dedicadas à agroindústria (sobretudo soja e eucalipto), o incremento da mineração (com a descoberta de jazidas de minério de ferro em Paulistana, Simões, Betânia do Piauí e Jacobina do Piauí) e o aumento na exploração do potencial turístico do litoral do Estado", destacou o professor doutor Francisco Mesquita de Oliveira (UFPI).

O XV CISO/PRÉ-ALAS 2012 acontecerá de 04 a 07 de setembro na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e envolverá os programas de Pós - Graduação em Antropologia e Arqueologia, Ciência Política, Políticas Públicas e Sociologia da UFPI. É a primeira vez que o Piauí sedia o evento.