Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ana Paula Goulart palestra no II Encontro Nordeste de História da Mídia

Ana Paula Goulart palestra no II Encontro Nordeste de História da Mídia

O II Encontro Nordeste de História da Mídia promovido pela REDE ALCAR - Alfredo de Carvalho em parceria com a UFPI - Universidade Federal do Piauí através do PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do NUJOC - Núcleo de Estudos em Jornalismo e Comunicação irá contar em sua conferência de abertura com a Profª. Drª. Ana Paula Goulart Ribeiro (ECO/UFRJ) que desenvolverá o tema central do nosso encontro - Identidade, Memória e Convergência Midiática.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado (1995) e doutorado (2000) em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atua como professora da Escola de Comunicação da UFRJ e como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da mesma IES na linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais.

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e membro do corpo editorial dos periódicos: Eco-Pós (UFRJ), Ciberlegenda (UFF) e RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação em Saúde. A Profª. Drª. Ana Paula Goulart Ribeiro coordena ainda o GT Estudos de Televisão da Compós - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, além participar desde 2008 como coordenadora de Grupos Temáticos da REDE ALCAR, inicialmente no GT História do Jornalismo (2008-2011), estando atualmente na coordenação nacional do GT História da Mídia Audiovisual e Visual.

Autora do livro Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50 (2006) e responsável pela redação do livro Jornal Nacional: a notícia faz história (2004) além de ter organizado as seguintes coletâneas: Discursos: estudos da linguagem como prática social (2005), Mídia e memória: a produção de sentidos nos meios de comunicação (2007), Comunicação e história: interfaces e novas abordagens (2008), História da Televisão no Brasil (2010), Mikhail Bakhtin: Linguagem, cultura e mídia (2010) e Comunicação e História: partilhas teóricas (2011).

A Profª. Drª. Ana Paula Goulart Ribeiro é referência nacional no resgate e na análise da história da comunicação, se diferenciando por meio de uma abordagem pluridisciplinar do objeto de estudo, não se restringindo aos limites da Comunicação e da História e sim estabelecendo conexões com a Antropologia, a Política e a Literatura. Seus objetos de pesquisa englobam a imprensa, assim como, o cinema e a televisão. Atualmente está desenvolvendo os projetos de pesquisas intitulados Imprensa e Mercado no Brasil: de 1945 aos anos 2000 e História da Mídia e Itinerância das Imagens.