Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Enfermagem realiza aula inaugural do período 2012.2

Departamento de Enfermagem realiza aula inaugural do período 2012.2

Na manhã desta segunda-feira (12), o Departamento de Enfermagem promoveu uma aula inaugural no Auditório Carlota Lina, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento, que tem o objetivo de introduzir os calouros ao curso, contou com a presença de professores, alunos de graduação e do Programa de Mestrado, além dos servidores.

A Chefe do Departamento de Enfermagem, Profª. Drª. Maria do Livramento Fortes Figueiredo presidiu a mesa, onde deu as boas vindas aos calouros e veteranos do curso. "É muito bom ver esse auditório lotado. Quero primeiramente dar boas vindas a todos os calouros e aos veteranos, aos novos mestrandos e doutorandos. E dizer que nesse ano vamos procurar fazer o melhor para que o curso de enfermagem possa atingir maiores notas nos exames de avaliação, como o Enade, atualmente estamos com nota 3, e precisamos ter nota 4 para podermos conseguir o nosso curso de Doutorado. Então quero contar com a colaboração e dedicação de vocês e dizer que a chefia do curso, assim, como a Coordenação e todo o corpo docente estão a disposição de todos" explicou a profª. Livramento.

Após a apresentação de boas-vindas, houve a Cerimônia da Lâmpada, na qual um aluno graduando entrega a lâmpada, símbolo da Enfermagem, a um aluno novato. Esse ritual é realizado em quase todas as escolas de Enfermagem e sinaliza o sentido de vida do profissional da área, a cerimônia foi realizada pela Profª. Drª. Benevina Maria Villar Teixeira Nunes.

A lâmpada surgiu com Florece Nightingale, tida como a precursora da Enfermagem Moderna, na época da Guerra da Crimeia (1853-1856). Florence utilizava uma lâmpada para iluminar o quarto dos soldados feridos e melhorar o ânimo deles, para que eles soubessem que tinha alguém cuidando deles.

Durante a aula inaugural, foi realizada, ainda, uma palestra com o tema "Processo de Trabalho da Enfermeira na Atenção ao Idoso no Âmbito da Estratégia de Saúde da Família, proferida pela Profª. Dr.ª Glêide Magali Lemos Pinheiro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

A professora Drª Lídya Tolstenko Nogueira destacou aos novos alunos, durante o evento, que a formação não se conclui com a graduação. "O Mestrado em Enfermagem da UFPI é uma realidade, assim como o Doutorado Interinstitucional (DINTER), promovido pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a UFPI e Universidade Federal da Paraíba", relatou. O próximo passo é, para a docente, criar o Doutorado Institucional a partir da experiência com o DINTER.

Também esteve presente ao evento a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profª. Drª. Nadir Nogueira que falou sobre os projetos de assistência ofertados pela PRAEC. "Quero dar as boas vindas a todos e dizer que a UFPI cresceu para melhor acolhe-los e que a PRAEC disponibiliza divisos serviços de assistência estudantis e comunitários para garantir aos nossos alunos toda a assistência necessária durante a graduação e a pós-graduação. A PRAEC oferece Bolsa permanência, Residência Universitária, Restaurante Universitário ente outros".