Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Gildásio Guedes cumprimenta Dom Jacinto pelos 50 anos de sacerdócio
Início do conteúdo da página

Gildásio Guedes cumprimenta Dom Jacinto pelos 50 anos de sacerdócio

Imprimir
Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 16h00

Remini20220127153220784.jpg

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Gildásio Guedes, fez, na tarde desta quinta-feira (27/01), uma visita de cortesia ao arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Gildásio foi cumprimentar Dom Jacinto pelos 50 de sacerdócio. Também discutiu com o bispo ações sociais que podem ter a Arquidiocese e a UFPI atuando conjuntamente.

“Faço questão de abraçar Dom Jacinto, por sua trajetória muito bonita que une a fé e a dedicação às pessoas, em especial, àquelas de comunidades mais carentes”, destacou o reitor. O arcebispo se mostrou tocado pela visita, mostrando-se grato pelo apoio da comunidade piauiense e pelo suporte de pessoas ligadas a instituições como a UFPI. No encontro, estiveram presentes assessores da Reitoria e representantes da Comunidade Shalom em Teresina.
Trajetória de Dom Jacinto

Dom Jacinto é conhecido pela dedicação ao estudo das escrituras e tem como tema de atuação religiosa “in verbo tuo”, expressão em latim que significa “por tua palavra lançarei a rede”, que é um trecho do Evangelho de São Lucas. O arcebispo é, como Gildásio, oriundo do Maranhão: nasceu na cidade de Bacabal em 16 de junho de 1947.

De Bacabal, seguiu para Campina Grande (Paraíba), onde estudou no Seminário Santo Antônio. Depois, estudou Filosofia em Fortaleza e Teologia, em Recife. É formado ainda em Psicopedagogia. Ordenou-se sacerdote no dia 15 de janeiro de 1972, em evento na cidade de Bacabal.

A vida sacerdotal teria desdobramentos em cidades maranhenses como Pedreiras e em outros estados do Nordeste. Em 1998, o papa João Paulo II o nomeou bispo de Crateús (CE), onde ficou até 2012, ano em que foi indicado arcebispo de Teresina.

Fim do conteúdo da página