Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza aula inaugural do curso de pós-graduação em Educação Integral

UFPI realiza aula inaugural do curso de pós-graduação em Educação Integral

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Práticas Pedagógicas e Curriculares (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na manhã desta sexta-feira (11), no Hotel Blue Tree Towers, o Seminário de Abertura e a aula inaugural do curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Integral.

A aula inaugural "Educação Integral, Integrada na contemporaneidade: pressupostos" foi ministrada pela representante da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, professora Dr.ª Gesuína de Fátima Leclerc. Na oportunidade, estavam presentes, a Vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o Secretário da Educação de Teresina, Kleber Montezuma; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres e a coordenadora do curso de especialização em Educação Integral, professora Dr.ª Maria Glória Moura.

O curso integra as ações estratégicas do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as universidades, na capacitação de profissionais para atuarem na área da educação integral.  A UFPI conta com 100 alunos inscritos, sendo 45 da cidade de Floriano.

A Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, falou sobre a participação da UFPI, em parceria com o MEC, e Secretarias de Educação do Estado e de diversos municípios do Piauí, além de Teresina, na melhoria dos indicadores do ensino básico do Estado. "Esse curso marca um momento importante do compromisso da universidade em trabalhar na perspectiva da melhoria da educação do povo piauiense, educação que transforma, educação que inclui. A universidade também coordena outros programas e cursos de aperfeiçoamento e extensão visando a melhoria da educação básica no Estado do Piauí", destacou.

A analista de políticas sociais da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, professora Dr.ª Gesuína de Fátima Leclerc, destacou a importância de uma melhor formação dos profissionais da educação para a implantação da política de ampliação da jornada escolar. "Mais tempo diário na escola requer uma qualidade visível. Os alunos não ficam mais tempo na escola se a qualidade não expressar indicadores mais subjetivos; e a UFPI está propiciando informações e conhecimentos que resultam em qualidade", afirmou.

Apresentação cultural