Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGEnf lança e-book sobre a Multidimensionalidade do Evenlhecimento nesta quinta (01)
Início do conteúdo da página

PPGEnf lança e-book sobre a Multidimensionalidade do Evenlhecimento nesta quinta (01)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 19h50

e-book.png

Nesta quinta-feira (01) foi realizado o lançamento oficial do e-book “A Multidimensionalidade do Envelhecimento: conhecer para cuidar”, produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação teve início às 14h e foi realizada em formato on-line, com transmissão pela canal Ufpi TV, no Youtube, e pela plataforma Meet.

A data para a realização do evento foi escolhida de forma pensada, uma vez que hoje, 01 de outubro, se comemora o Dia Internacional e Nacional do Idoso e uma atenção especial é dedicada a essa classe.

O E-book é fruto da produção de 50 autores, entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área da saúde, principalmente da Enfermagem, que integram Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE/UFPI). O projeto contou ainda com a colaboração de pesquisadores de outros estados, com o objetivo comum de produzir um livro digital para a divulgação de produções científicas desenvolvidas na Academia pela graduação e pós-graduação.

A Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, pesquisadora do PPGEnf/CCS/UFPI e uma das principais organizadoras do e-book, ressalta o foco da obra e destaca a participação de profissionais para que fosse possível o resultado ao qual temos acesso hoje. "Esta obra é muito importente para divulgarmos o conhecimento produzido na UFPI. São 17 capítulos, com participação de 50 autores de diversas formações. Na obra trazemos essa multidimensionalidade, desde a promoção da saúde, à prevenção de doenças, reabilitação, redução de vulnerabilidades e contribuição com a formação de políticas públicas que atendam adequadamente ao idoso. Ressalto também nossa imensa satisfação com a colaboração da Profa. Cecília MInayo como autora do prefácio; ela é uma grande pesquisadora das Ciências da Saúde e que contribui muito nessa área do envelhecimento”, destaca a professora.

Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, pesquisadora do PPGEnf/CCS/UFPI e uma das principais organizadoras do e-book

Para que os resultados das pesquisas sobre a temática do envelhecimento se tornassem acessíveis e plenamente conhecidos pela comunidade acadêmica e pela sociedade como um todo, a equipe de produção do livro contou ainda com o fundamental apoio da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco da UFPI. Rigoberto Veloso, diretor da Biblioteca da Instituição, comenta acerca da difusão e acessibilidade do e-book, produzido já em versão bilíngue (português e inglês), e da importância da divulgação dos trabalhos produzidos na Academia.

"Essa é uma produção bibliográfica grandiosa e sua divulgação é de suma importância. É uma honra participar desta sessão de lançamento, onde estamos devolvendo à sociedade e à comunidade acadêmica os resultados das pesquisas realizadas. As bibliotecas, sobretudo as bibliotecas públicas, têm o papel de custódia, trato, armazenamento e disseminação da informação. Não adianta ter volume de dados se eles não chegam à sociedade, àqueles a que se destinam”, explica.

Rigoberto Veloso, diretor da Biblioteca Comunitária da UFPI

O diretor destaca ainda o crescimento do investimento em livros no formato digital e sua importância para a acessibilidade da informação às pessoas portadoras de deficiências. “Atualmente a biblioteca comunitária da UFPI possui o maior acervo físico do Piauí e agora, assim como em muitas outras instituições, está investindo na aquisição de informação digital. As plataformas digitais hoje possibilitam o acesso à informação, inclusive num momento de pandemia como este, por exemplo. E aqui entra a grande importância desse livro. A iniciativa de disponibilizar um livro de acesso aberto é essencial. O e-book lançado hoje possibilita o acesso por pessoas com deficiência visual através do recurso sintetizador de voz, por exemplo. O conteúdo da obra pode também ser consumido por pessoas portadoras de deficiência visual e auditiva, por meio de um equipamento de leitura em braile disponível no Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da Biblioteca Comunitária da UFPI”, explana.

O e-book pode ser acessado para download através do site da UFPI (www.ufpi.br) -  Biblioteca > E-books -, ou apenas clicando aqui.

A Editora da UFPI (EDUFPI) também teve um papel fundamental na produção do livro digital. Ricardo Alaggio, presidente do Conselho Editorial da EDUFPI, explica a colaboração da Editora no processo de elaboração do material gráfico digital do livro e no apoio à produção e publicação dos trabalhos dos docentes da Universidade.

“Um dos papeis da editora é ajudar os professores a produzir um livro, o que não é fácil. Um livro não é apenas um conjunto de conteúdos; ele possui um aspecto artístico, também é uma obra de arte. A obra lançada nesta tarde consiste num conjunto de conteúdos acadêmicos rigoroso, que vem de pesquisas de vários autores da nossa Universidade, com aspecto artístico na capa, diagramação, etc. Tudo isso não é fácil de fazer. E o papel da Editora tem sido de ajudar professores nessa produção. E esse é um momento de celebração por esse e-book, pois o formato do livro está excelente, a capa é boa, tudo foi bem pensado, bem acabado”, destaca Alaggio.

Ricardo Alaggio, presidente do Conselho Editorial da EDUFPI

Segundo o magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Pós-Graduação de Enfermagem tem realizado um trabalho de excelência e destaque, que pode ser notado com o lançamento do e-book. “Eu fico feliz em estar na reta final do meu mandato e poder participar do lançamento desse tão importante livro. Essa obra trata-se de um tema muito atual, pois vemos que a população mundial e especialmente a do nosso país está envelhecendo. A cada dia temos um percentual muito maior de pessoas consideradas idosas e os cuidados com elas são necessários para a manutenção da qualidade de vida. Tenho certeza que esse livro vai contribuir muito para a formação dos profissionais de saúde no que diz respeito aos cuidados com o idoso”, frisa.

e-book 5.png

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O Reitor expressa ainda em sua fala sua particular admiração pelos profissionais de Enfermagem. “Eu, particularmente, tenho um carinho muito grande pelo profissional de enfermagem. Costumo dizer que esse é o profissional que melhor sabe unir o amor, a arte e a ciência no cuidado com o paciente”, destaca.

Maria Cecília MInayo, pesquisadora FioCruz e autora do prefácio da obra, também participou da transmissão do lançamento. Ela destaca a importância da população idosa, que protagoniza o e-book. “Hoje é o Dia do Idoso e muitos de nós que estamos participando deste evento já vive essa fase da velhice, já que aqui no Brasil essa fase começa aos 60 anos. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2019, o país já contava 34.100.00 pessoas idosas. Nós somos maiores do que qualquer outro grupo; somos um grupo importante e fundamental. Por isso me congratulo com a Profa. Livramento e com todo o grupo de pesquisa deste livro”, afirma.

e-book 6.png

Maria Cecília MInayo, pesquisadora e autora do prefácio do E-book

A pesquisadora explica ainda como se deu sua participação na produção, bem como a abordagem trazida no livro. “Eu li o livro duas vezes: a primeira para escrever o prefácio e a segunda vez para poder dialogar com vocês neste evento. E ao ler a obra  o que me encantou é que ela tem um título que reflete exatamente aquilo que está dentro dele: a multidimensionalidade do envelhecimento. Mas o livro reflete também interdisciplinaridade, conhecimento, conhecimento e prática, políticas públicas. Então ele é o que o título apresenta e ainda mais. Ao longo de seus 17 capítulos nós vamos encontrar bastante conhecimento, alguns mais filosóficos e teóricos, mais voltados para a compreensão do envelhecimento, e outros mais técnicos. E eu, particularmente naquilo que é mais técnico, enxerguei muito a mão, o dedo, o coração e alma da enfermagem. Eu acho que é um livro para enfermeiros e enfermeiras, mas que ultrapassa esse grupo, pois pode ser lido e apreciado por todos”, destaca MInayo.

Fim do conteúdo da página