Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ineagro da UFPI já incubou 21 empresas em 16 anos de fundação

Ineagro da UFPI já incubou 21 empresas em 16 anos de fundação

Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 09h32

A Incubadora de Empresas do Agronegócio (INEAGRO) da Universidade Federal do Piauí foi fundada em 2004, com a missão de fortalecer o agronegócio do Piauí, por meio do apoio a micro e pequenas empresas inovadoras, proporcionando a diversificação e ampliação das vantagens competitivas da economia do Estado. A INEAGRO é um Programa Especial de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) e foi proposta pelo professor Miguel Cavalcante, do Centro de Ciências Agrárias.

Ao celebrar 16 anos de criação, a INEAGRO apresenta resultados positivos de sua atuação, já tendo incubado nesse período 21 empresas, atualmente, 06 empresas estão incubadas. A pró-reitora da PREXC, Cleânia de Sales e Silva, destacou que as micro e pequenas empresas enfrentam dificuldades para se lançarem e se manterem no mercado e que o apoio da INEAGRO é essencial nesse momento. “A UFPI, por meio da INEAGRO dá apoio de infraestrutura, como escritório, energia, internet. Damos também o apoio relacionado à transferência de conhecimentos e de tecnologias, e assessoria, para que essas micro e pequenas empresas possam se lançar e firmar no mercado. Além disso, contribuímos, também, com a formação dos nossos graduandos que integram os projetos das empresas incubadas e com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” frisou.

cleania - 2809.jpeg

Pró-reitora da PREXC, Cleânia de Sales e Silva

A INEAGRO já tem parcerias com a Embrapa, IFPI, SEBRAE e FADEX. O novo diretor técnico da INEAGRO, Luiz Augusto de Oliveira, docente do Centro de Ciências Agrárias, pretende ampliar essas parcerias e dar mais visibilidade aos produtos das empresas incubadas e graduadas – que já passaram pela incubação e estão no mercado.

“Um dos nossos objetivos é dar visibilidade tanto à parte de extensão da UFPI como o apoio às empresas, tanto as incubadas como as graduadas que já estão no mercado para que elas consigam desenvolver os seus produtos e colocar no mercado. Um dos maiores entraves que estou vendo nessa administração é como colocar um produto novo no mercado, por que a concorrência é grande. Temos excelentes produtos das incubadas e precisamos de parcerias fortes, tanto das empresas privadas como das instituições públicas, para que consigamos o nosso objetivo que é formar uma empresa que saia da incubadora e que tenha êxito no mercado piauiense”, destacou o professor Luiz Augusto de Oliveira.

28 09 2020.jpeg

Diretor técnico da INEAGRO, Luiz Augusto de Oliveira

Segundo a pró-reitora Cleânia de Sales Silva, a INEAGRO tem um alcance social importante. “A INEAGRO tem contribuido com as micro e pequenas empresas e, também, com a comunidade, é importante pensarmos quantos empregos surgem em função de uma empresa incubada. Então, a INEAGRO lida com geração de trabalho, renda e melhoria de qualidade de vida da população,por isso, é um programa de extensão”, salientou.

A pró-reitora lembrou, ainda, que a pandemia do coronavírus acentua as dificuldades enfrentadas pelas micro e pequenas empresas e como a INEAGRO pode contribuir para amenizar esses problemas. “As micro e pequenas empresas já têm uma dificuldade muito grande de se manter no mercado durante cinco anos, isso num período normal, imagine como nesse período de pandemia elas estão sofrendo nesse sentido. Então, a INEAGRO pode ajudar nesse sentido, trazendo essas empresas para dentro da universidade, dando esse suporte de infraestrutura, assessoria e transferência do conhecimento científico e de tecnologia”, finalizou.

Acesse aqui para saber mais sobre a INEAGRO.

Relacionadas:

Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense – INEAGRO comemora 15 anos de fundação

Comemoração dos 15 Anos da INEAGRO