Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão “Oficina de Projetos e Informações” produz materiais educativos sobre o combate ao Coronavírus

Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 16h18

dendicasa20200811161742

O projeto de extensão "Oficina de Projetos e Informações", formado por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vem produzindo materiais educativos e de comunicação sobre ações necessárias para o enfrentamento à COVID-19.

O grupo já publicou o informativo "Isolamento domiciliar e controle do contágio em família", 4 cartilhas e 3 episódios do podcast “Minuto de Proteção”. Quem coordena o projeto são as professoras do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Sandra Selma Barbosa Saraiva, e Nayane Áurea Costa, com o auxílio de quatro alunos monitores do curso.

Segundo a coordenadora Sandra Saraiva, a ideia veio a partir das demandas da sociedade, nesse momento de enfrentamento à pandemia, por um conteúdo educativo com linguagem fácil e acessível para todos. “Nós pensamos no projeto a partir da produção de cartilhas informativas com uso de linguagens simples, com informações de qualidade e amparadas pela ciência, direcionadas ao público em geral, sendo então possível facilitar o entendimento sobre as medidas de proteção e de combate à disseminação desse vírus.”, comentou.

O projeto, iniciado em Junho de 2020, conta também com a produção de conteúdos para o Youtube, Instagram e em formato de podcast –  com características linguísticas regionais (o nosso “Piauiês”) , e conta, ainda, com planos de elaboração de uma animação sobre essas medidas de proteção contra a doença. Esse material é produzido com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Governo Federal (Ministério da Saúde), Estadual (Secretaria de Saúde) e Municipal (PMT e FMS) e então disponibilizado nas mídias sociais para o público em geral.

É possível acessar, ainda, conteúdos de outros dois projetos disponíveis no link de acesso: O “Dose de Saúde”, que tem como objetivo o combate às fake news relacionadas a atual pandemia, e é coordenado pela professora Drª. Carla Solange, do Departamento de Farmácia, com o auxílio de seis discentes do curso; e o “Te Alui”, que produz materiais educativos sobre a prevenção da COVID-19 com o suporte científico e um toque artístico dos voluntários que o integram, com a coordenação dos professores Emídio Matos, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) e do Comitê Geral de Crise (CGC), e Fábio Solon, do Departamento de Medicina Comunitária (DMC) e Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN).

A cartilha em desenvolvimento mais recente é uma parceria com outro grupo de extensão, da professora Poliana Fonseca Viola do Departamento de Nutrição. Trata sobre alimentação saudável e sua importância para reforçar a imunidade, com sugestões de receitas de pratos típicos nordestinos.

Acesse o link aqui.