Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAIDIH realiza Curso de Extensão intitulado “Questão Social, direitos e políticas públicas na realidade brasileira contemporânea”

Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 15h13

O Programa de Ações Integradas de Promoção de Direitos Humanos, Sociais e Cidadania (PRAIDIH), por meio do “Projeto Covid-19: Dialogando sobre diversidade, Direitos e Cidadania em tempos de pandemia e de isolamento social", realizará o Curso de extensão intitulado  "QUESTÃO SOCIAL, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA REALIDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA",  com carga horária de 30 horas, no período de 04/08 a 15/09/2020.

Número de pessoas inscritas: 400

Público alvo: estudantes de Graduação, de Pós-Graduação e profissionais das políticas públicas.

Transmissão: YouTube

As inscrições foram realizadas por meio do SIGAA / UFPI.

O curso

O Curso de extensão "Questão Social, Direitos e Políticas Públicas na realidade brasileira contemporânea", tem como objetivo desenvolver estudos sobre a temática, frente ao atual cenário político, econômico e social e às diretrizes do capital financeiro, considerando os elementos estruturais e construções sociais que ensejam, dentre outras, as desigualdades etárias, geracionais, étnico-raciais, de classe social, de renda, de orientação sexual e de gênero no Brasil, analisando-se as suas múltiplas dimensões e desdobramentos no atual contexto de pandemia e de isolamento social.

A ação é desenvolvida em articulação com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sociedade, Direitos e Políticas Públicas (NUSDIPP).

O referido projeto de extensão é coordenado pelas professoras doutoras Rosilene Marques Sobrinho de França e Teresa Cristina Moura Costa. O mesmo é vinculado ao Departamento de Serviço Social (DSS), com registro na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), Universidade Federal do Piauí.

Módulo 1 - 04/08/200 – 19h às 21h - Crise do capitalismo e a pandemia Covid 19.

Ministrante: Prof. Dr. Francisco Mesquita de Oliveira – Departamento de Ciências Sociais/ Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFPI.

Módulo 2 - 06/08/2020 – 18h às 21h - Reformas da Previdência Social e Orçamento da Seguridade Social no Brasil: desdobramentos frente às diretrizes do capital financeiro na contemporaneidade.

Ministrante: Prof. Dr. Osmar Gomes de Alencar Junior – Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar/ Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP/UFPI.

Módulo 3 - 11/08/2020 – 19h às 21h - As políticas públicas no contexto brasileiro em tempos de regressão de direitos.

Ministrante: Profa. Dra. Maria D’Alva Macedo Ferreira - Departamento de Serviço Social - DSS / Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP/UFPI.

Módulo 4 - 13/08/2020 – 18h às 21h - Estado, família e políticas públicas na realidade brasileira contemporânea.

Ministrante: Profa. Dra. Solange Maria Teixeira – Departamento de Serviço Social - DSS / Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP/UFPI.

Módulo 5 - 18/08/2020 – 19h às 21h - As expressões da questão social na realidade brasileira e seu aprofundamento em tempos de pandemia e de isolamento social.

Ministrante: Profa. Dra. Rosilene Marques Sobrinho de França - Departamento de Serviço Social - DSS / Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP/UFPI.

Módulo 6 - 20/08/2020 – 19h às 21h - Desigualdade étnico-racial e racismo estrutural na realidade brasileira.

Ministrante: Profa. Dra. Maria Zelma de Araújo Madeira - Professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão social da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do NUAFRO - Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família da UECE.

Módulo 7 - 25/08/2020 – 19h às 21h - Estado Penal e encarceramento em massa no Brasil.

Ministrante: Profa. Dra. Maria Sueli Rodrigues de Sousa – Departamento de Ciências Jurídicas / Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFPI.

Módulo 8 - 27/08/2020 – 19h às 21h - Diversidade sexual e de gênero na realidade brasileira contemporânea.

Ministrante: Profa. Dra. Elaine Ferreira do Nascimento – Pesquisadora e Coordenadora Adjunta da Fiocruz Piauí/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-UFPI.

Módulo 9 - 01/09/2020 – 19h às 21h - Infâncias e Juventudes em tempos de neoliberalismo e conservadorismo.

Ministrante: Profa. Dra. Lila Cristina Xavier Luz – Departamento de Serviço Social - DSS/ Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFPI.

Módulo 10 - 03/09/2020 – 19h às 21h - Envelhecimento e direitos da pessoa idosa no contexto do capital.

Ministrante: Profa. Dra. Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva – Universidade de Pernambuco / Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Módulo 11 - 08/09/2020 – 18h às 21h - O trabalho interdisciplinar e intersetorial no âmbito das políticas sociais: perspectivas e desafios em tempos de neoliberalismo e de conservadorismo.

Ministrante: Profa. Dra. Iracilda Alves Braga – Departamento de Serviço Social- DSS/UFPI.

Módulo 12 - 10/09/2020 – 19h às 21h - A política de Assistência Social no contexto do SUAS no Brasil no atendimento/acompanhamento a pessoas e famílias: perspectivas e desafios em tempos de regressão de direitos.

Ministrante: Profa. Dra. Teresa Cristina Moura Costa – Departamento de Serviço Social - DSS/UFPI.

Módulo 13 - 15/09/2020 – 18h às 21h - A política de saúde no Brasil e os desafios que se apresentam no contexto da pandemia Covid-19.

Ministrante: Profa. Dra. Lúcia Cristina dos Santos Rosa – Departamento de Serviço Social - DSS / Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP/UFPI.