Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa que analisa risco e operacionalidade em plantas industriais torna a UFPI referência nacional e mundial na área

Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 13h34

O artigo científico “A Multi-Criteria-Based Hazard And Operability Analysis for Process Safety”, produzido pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais da Universidade Federal do Piauí (GEAPI/UFPI): Renan Alves Viegas, Francisco de Assis da Silva Mota, Ana Paula Cabral e pelo falecido professor Francisco Francielle Pinheiro dos Santos, foi aceito para publicação no periódico Process Safety and Environmental Protection (PSEP-2020, revista A1).

WhatsApp Image 2020-07-30 at 20.36.34.jpeg

Segundo o Prof. Dr. Francisco de Assis da Silva Mota, a pesquisa envolve a criação de metodologias hibrídas que incluem Métodos de Estruturação de Problemas, Metódos de Decisão Multi-critério (MDMC) e Conjuntos Fuzzy Intuicionistas para análise de riscos em processos industriais e ambientes de trabalho com aprimoramento de técnicas usadas em estudos de identificação de perigos (HAZID), como o estudo de Perigo e Operabilidade (Hazop) e Análise de Falha, Efeitos e Criticidade (FMECA).

“Quando temos uma planta industrial podem ocorrer explosões, vazamentos e problemas no operador. A metodologia MDCM identifica e lista estes riscos que podem ocorrer, leva em consideração uma avaliação dos requisitos, onde colocamos pesos e critérios. De acordo com os pontos que são pré-avaliados, os riscos são minimizados e nas plantas industriais não ocorrerão vazamentos, explosões, nem qualquer dano aos operadores", explica.

Para o artigo, foi realizada uma aplicação real com um sistema de pirólise contínuo e foi feita uma análise comparativa dos principais estudos relacionados para demonstrar as vantagens da abordagem proposta.

WhatsApp Image 2020-08-03 at 13.29.27.jpeg

“Foram necessárias várias simulações usando o MDCM baseado em avaliação rígida do processo, por meio de avaliação de Engenheiros de Automação que, analisando todos os possíveis pontos e possíveis falhas, colocamos pesos nele, fizemos uma programação para que a metodologia identificasse estes erros e minimizasse. Ao aplicá-lo, foram identificados 40 perigos (sete a mais do que uma análise anterior realizada em 2016), e apenas 3 (7,5%) deles exigiram atenção especial”, disse.

De acordo com Francisco de Assis, sistema de pirólise é um processo através do qual você transforma tudo que era lixo em gás ou bio-óleo. “A UFPI é a única universidade do Brasil que possui esta planta. E a partir dela, listamos todos os pontos de falha e agora lançamos a multicritérios baseada na análise de riscos em processos industriais e ambientes de trabalho. Assim, fomos capazes de desenvolver tecnologia e identificar falhas em plantas industriais e tornar a UFPI referência nacional e mundial nessas plantas industriais, não só para pirólise, mas também para biodiesel e formar competências. Foi o primeiro artigo no mundo com esta metodologia baseada para plantas de pirólise”, ressalta.

A pesquisa é uma homenagem póstuma ao professor Francisco Pinheiro

Os pesquisadores do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais da Universidade Federal do Piauí (GEAPI/UFPI) receberam a notícia da aprovação do artigo com muita alegria e muita lembrança do professor Francisco Pinheiro, falecido no dia 26 de julho de 2020.

“Até parece uma homenagem ter um artigo publicado em plataforma A1 de grande relevância. Estamos muito felizes por este presente em lembrança com nosso amigo Pinheiro que era um amigo, irmão, passamos por diversas ações. Pinheiro era mestre e doutor em biocombustíveis, era uma pessoa que apoiava e era um exímio pesquisador capaz de absorver o que tinha de melhor nas pessoas e deste melhor, tornar melhor ainda”, finaliza o Professor Assis.