Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto distribui mini franquias de produção de azeite do coco babaçu nas zonas rurais do Piauí
Início do conteúdo da página

Projeto distribui mini franquias de produção de azeite do coco babaçu nas zonas rurais do Piauí

Imprimir
Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 15h54

O projeto de Mini Franquias Sociais na Cadeia Produtiva do Coco Babaçu administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem feito a diferença na vida da população da zona rural do Piauí.  Isso porque por meio do projeto, de forma gratuita, os moradores recebem equipamentos e participam de treinamentos para a produção de azeite extravirgem e a separação das demais partes do coco babaçu para o uso em diversos produtos.

Equipamentos FADEX.jpeg

Além disso, recebem também as mini franquias, que incluem um local de trabalho, que contempla uma estrutura metálica com teto, porta e janelas, além de servir de abrigo para os equipamentos.

As ferramentas possibilitam o reaproveitamento do coco babaçu, possibilitando a produção de azeite extravirgem e a separação das demais partes do coco voltados para os mais diversos produtos, como fabricação de cosméticos. Até o momento foram entregues três mini franquias para a comunidade, sendo que uma delas foi instalada na Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz - Feminina. Além disso, mais outras três mini franquias estão sendo confeccionadas na metalúrgica.

De acordo com o vice-coordenador do projeto e professor da UFPI, Francisco Francielle Pinheiro, o projeto ocorre através de uma parceria entre o grupo de pesquisa Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI), do curso de Engenharia de Produção da UFPI e a empresa Babcoall.  

“A empresa Babcoall propôs todo o projeto com a ideia do desenvolvimento de ferramentas que auxiliassem as quebradeiras de coco. No entanto, precisava da parte técnica do desenvolvimento do maquinário e foi aí que a UFPI entrou. O grupo de pesquisa GEAPI desenvolveu o projeto das ferramentas, que foi encaminhado para a metalúrgica que confeccionou o material”, afirmou Francisco. 

Mini Franquia FADEX.jpeg

O CEO da Babcoall, Tiago Patrício, relatou que o projeto partiu da necessidade de uma maior produção do azeite extravirgem do coco babaçu e seus derivados. “O grande problema de trabalhar com o coco babaçu é a pequena cadeia produtiva. Então, desenvolvemos o projeto que trabalha com mini produções no meio rural, para que qualquer indústria que viesse a trabalhar tivesse matéria prima em escala e de qualidade. O recurso veio do Senado, viabilizado Regina Sousa, e administrado pela FADEX, que administra o projeto”, explicou.

A semente do coco babaçu é a matéria prima para diversos produtos manufaturados e também para a alimentação. A palmeira do coco babaçu pode ser encontrada no estado do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. Tudo é aproveitado, desde a folha da palmeira até o próprio coco. A coleta do coco babaçu faz parte da cultura brasileira e é realizada geralmente pelas mulheres das comunidades extrativistas, conhecidas como “quebradeiras de coco”. 

 “O projeto é de extrema importância, pois reativa a cadeia produtiva do babaçu. Importante citar que o projeto não concorre com a cultura das quebradeiras de coco, mas vem justamente trazer a elas melhores condições de trabalho, fazendo com que suas filhas e netas deem continuidade a cultura”, disse o vice-coordenador do projeto.

Fim do conteúdo da página