Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Pesquisa em Antropologia e Política promove a I Roda de Debates “Pensando a sociedade através da capoeira”
Início do conteúdo da página

Grupo de Pesquisa em Antropologia e Política promove a I Roda de Debates “Pensando a sociedade através da capoeira”

Imprimir
Última atualização em Sexta, 17 de Julho de 2020, 18h02

A I Roda de Debates “Pensando a sociedade através da capoeira” será realizada entre os dias 24/07 a 15/08. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Política (GAP), da linha de pesquisa “Política e práticas culturais brasileiras de matriz africana” do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenado pelo professor Celso de Brito, em parceira com o Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares da Universidade da Integração Luso Afro-Brasileira (UNILAB), coordenado pelo professor Ricardo Nascimento.

WhatsApp Image 2020-07-17 at 12.44.23.jpeg

O evento reunirá mais de 70 especialistas, entre pesquisadores, capoeiristas e pesquisadores-capoeiristas de diferentes vertentes, áreas do conhecimento e instituições nacionais e internacionais para compor uma grande roda virtual em torno de questões candentes na sociedade atual, tendo como eixo central as análises sobre a capoeira. Tendo em vista o cenário sócio-político-sanitário conturbado em que vivemos, em que tanto a cultura popular-tradicional (e os segmentos étnicos a ela vinculados) quanto as ciências humanas e sociais encontram-se sob sérios ataques, faz-se emergente que forjemos alianças e pensemos nossas práticas e ações políticas conjuntamente.

Com o objetivo de nutrir essas ações com reflexões de qualidade, a I Roda de Debates propõe os seguintes temas: organização social, africanidade, branquitude, especificidades das diferentes capoeiras nos estados brasileiros, gênero, patrimonialização, cosmologias, arte, corporeidade, educação e ancestralidade.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas, mas, aqueles que quiserem o certificado de 36 horas deverão fazer sua inscrição no site do evento.

https://rodadedebates2020.wixsite.com/sociedadeecapoeira/in%C3%ADcio

Fim do conteúdo da página