Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado em Saúde da Mulher e CIATEN ofertam curso online de “Mapa de Evidências”
Início do conteúdo da página

Mestrado em Saúde da Mulher e CIATEN ofertam curso online de “Mapa de Evidências”

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 11h24

mapa de evidencias .jpg

O Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da UNASUS-UFPI em parceria com o Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciadas (CIATEN) vão ofertar o curso “Mapa de Evidências” 

O curso tem como objetivo facilitar a aplicação da Metodologia de construção de Mapas de Evidências em temática da área da Saúde que consiste em: mapeamento, seleção, avaliação e categorização de estudos de evidência científica.

O curso terá uma metodologia voltada para demonstração prática das ferramentas e sistemas que serão aplicados para construção dos mapas. Além de criação de grupos de trabalho para realização de busca sistemática de documentos, seleção dos estudos e subsequente caracterização da evidência.

A oferta do curso será na modalidade de ensino à distância, para os membros do Ciaten e Mestrado em Saúde da Mulher, formados nas áreas de saúde e áreas afins.

O curso irá acontecer nos dias 07, 10, 14, 17 e 21 de julho das 17 às 19 horas e será mediado pela bibliotecária e gerente de produtos e serviços de informação da BIREME/OPAS/OMS, Verônica Abdala.

No mês de agosto será ofertada uma turma para o público em geral. 

O que são mapas de evidencias?

Os mapas de evidências são um método útil com a função dual de sintetizar a evidência disponível sobre um tema específico e identificar lacunas no conhecimento. Sua elaboração requer uma revisão sistemática da literatura, em conjunto com uma avaliação do tipo e qualidade da evidência disponível. A metodologia fomenta a participação de diversos atores que aportam suas perspectivas para a definição das intervenções e os resultados/indicadores prioritários para avaliação.

Uma característica particular dos mapas de evidência, que os diferencia de outros métodos de síntese, é o uso de representações gráficas (ou dinâmicas, via as bases de dados interativas on-line) que facilitam ao leitor a interpretação dos resultados. Este método também permite a integração de diversos tipos de evidência, e a representação da fortaleza da mesma. Estas características têm convertido os mapas de evidência em instrumentos úteis para a tomada de decisões informadas e a priorização das necessidades de pesquisa para abordar as lacunas no conhecimento. (Fonte: OPAS)

Confira o conteúdo programático de cada curso:

mapa de evidencias 2.jpg

 

Fim do conteúdo da página