Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupos e setores da UFPI desenvolvem ações de apoio e atendimento psicológico on-line

Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2020, 17h28

canva atendimento.jpeg

Imagem: Canva/ Creative Commons

O momento de pandemia e de isolamento social exige equilíbrio emocional e saúde mental fortalecida. Nesse sentido, diferentes grupos e setores da UFPI têm desenvolvido ações de apoio e atendimento psicológico on-line para as pessoas que buscam aconselhamento, orientações, conforto, bem-estar ou uma conversa para passarem de forma mais tranquila por essa fase. Têm ações para a comunidade acadêmica e também para a comunidade externa. Vamos conhecer algumas?

Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) no Instagram

Setores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), a Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM) e o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI), disponibilizaram um canal de mídia social para possibilitar a interação e o compartilhamento de informações sobre saúde mental com a comunidade universitária no cenário da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A página do SAPSI no Instagram (@sapsiufpi) é coordenada por psicólogos da UFPI e tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde mental e a vida acadêmica, visando a desconstrução de mitos e a sensibilização para a temática, bem como contribuir para o processo de tomada de decisão quanto à busca de suporte psicológico. O canal conta, também, com a participação de psicólogos da assistência estudantil dos campi fora da sede e dos Colégios Técnicos da UFPI. Você pode acessar mais informações sobre esse serviço clicando aqui.

Nujoc Solidariedade

O Nujoc Solidariedade é realizado por meio do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) da UFPI e está atua como uma ponte entre profissionais de saúde mental e o público em geral. Através dessa iniciativa, é disponibilizado atendimento psicológico on-line e gratuito para quem tiver interesse.

O atendimento busca promover o bem-estar, aliviar o sofrimento, confortar, tecer novos sentidos e aumentar as competências pessoais em relação ao isolamento social. Saiba mais sobre o serviço aqui.

Atendimento Psicológico On-line

O Atendimento Psicológico Online é um serviço voluntário emergencial, desenvolvido pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e coordenado pela professora Monalisa Pontes Xavier. O serviço tem o intuito de atender às necessidades da população no contexto da pandemia atual, em diferentes regiões.

O projeto já se expandiu para o Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) da UFPI, em Floriano, sob a coordenação regional da professora Andréa Silva, em articulação com psicólogos voluntários, além de psicólogas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família do município (NASF-Floriano) e com mediação da professora Flávia Regina Sousa Martins, da Faculdade de Floriano (FAESF).

O serviço destina-se a pessoas em sofrimento decorrente da pandemia da Covid-19. Cada sessão tem duração de até 40 minutos e sua ocorrência se dá via videoconferência, podendo, em alguns casos, ocorrer por meio de chamada telefônica. Os interessados podem obter mais informações clicando aqui.

Capelania Cristã da UFPI

Outra ação é desenvolvida pela Capelania Cristã da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Capelania é um projeto de extensão coordenado pelos professores Fábio Rocha e Nelber Ximenes, com a missão de promover ações que propiciem o bem estar espiritual, psíquico e social da comunidade universitária. No contexto de pandemia, foi lançada a campanha on-line “Eu posso te ouvir”, sendo realizada por meio da plataforma Hangouts, um serviço de sala de bate papo virtual, via e-mail.

As pessoas que desejarem aconselhamento e uma conversa podem escrever para o e-mail ou agendar via direct no perfil oficial @capelaniaufpi no Instagram. Os atendimentos respeitam todas as diretivas de sigilo. O aconselhamento é conduzido com base nos princípios e valores cristãos, sem proselitismo religioso, para alunos, professores e quaisquer integrantes da comunidade acadêmica sempre que voluntariamente solicitados.

A Capelania UFPI também promove semanalmente transmissões ao vivo pelo Instagram. As últimas edições das lives “Capelania Convida” tiveram como tema “Como viver o isolamento social”, "Onde está Deus no meio do Sofrimento?" e "Convivência em tempos de confinamento", com a participação da psicanalista, teóloga e escritora Andreia Lima, o professor e doutorando em Filosofia Bruno Ribeiro, e com o psicopedagogo Francisco José Fernandes e a psicóloga Késia Stefani de Oliveira. Em média, 200 pessoas participaram das transmissões.

O projeto ainda lançou um canal no Youtube para ampliar o alcance e gerar ainda mais conteúdo on-line para a comunidade universitária. Os episódios das lives “Capelania Convida” também podem ser revistos no canal. Para saber mais, basta clicar nesse link.

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas e Saúde Mental (PPSAM/UFPI/CNPq), por meio do Projeto de extensão "Participação e controle social na saúde mental", está realizando um Grupo virtual de suporte mútuo em saúde mental com usuários de Centros de Atenção Psicossocial. O grupo é coordenado pela professora Sofia Laurentino e conta com a participação de 20 alunos da graduação e 2 alunos do mestrado.

Nos encontros dos grupos de ajuda e suporte mútuo em saúde mental, os participantes podem trocar experiências de vida, estratégias de como lidar com seus problemas comuns ou discutirem algum tema previamente acordado pelo grupo. Saiba mais sobre essa ação acessando aqui.

UFPI no enfrentamento à covid-19

Acompanhe a página e os perfis da UFPI nas redes sociais para saber mais sobre as ações da Instituição no enfrentamento à covid-19.