Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão Capelania UFPI lança campanha online de escuta solidária

Projeto de extensão Capelania UFPI lança campanha online de escuta solidária

Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 14h54

A Capelania Cristã da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é um projeto de extensão coordenado pelos professores Fábio Rocha e Nelber Ximenes com a missão de prover ações que propiciem o bem estar espiritual, psíquico e social da comunidade universitária. A equipe é formada por  um grupo de professores, alunos e um técnico administrativo, todos com experiência e aconselhamento.

capelania ufpi.jpg

“Por meio da escuta voluntária, os capelães se propõem a contribuir, usando de ferramentas de aconselhamento com princípios e valores cristãos, com apoio a pessoas que estejam enfrentando situações de conflito emocional, seja na vida pessoal, familiar ou na universidade”, explica o prof. Fábio Rocha.

O professor Nelber Ximenes acrescenta que este trabalho tem como objetivo trazer melhorias significativas na qualidade de vida das pessoas que serão atendidas. “Nosso público alvo é toda a comunidade acadêmica. Os estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, terceirizados e docentes e seus familiares, caso desejem”.

Campanha online “Eu posso te ouvir”

No contexto da pandemia em decorrência do Covid19 a campanha online “Eu posso te ouvir”, é realizada através da plataforma Hangouts, um serviço de sala de bate papo. As pessoas que desejarem aconselhamento e uma conversa podem escrever para o email  ou agendar via direct no perfil oficial @capelaniaufpi no Instagram. Os atendimentos respeitam todas as diretivas de sigilo.

campanha online.jpg

Oferecemos aconselhamento com base nos princípios e valores cristãos, sem proselitismo, para alunos, professores e quaisquer integrantes da comunidade acadêmica sempre que voluntariamente solicitados.

Outras ações

O projeto também lançou um canal no Youtube para levar ainda mais conteúdo online para a comunidade universitária. Os episódios do “Capelania Convida” podem ser revistos.

Quando as atividades presenciais retornarem, a Capelania dará prosseguimento ao calendário de ações para 2020. Estão previstas palestras com a finalidade de promover a reflexão e valorização da vida, bem como o comprometimento com valores éticos e morais na vida pessoal e acadêmica.

As palestras abordarão temas atuais como prevenção ao suicídio, o risco quanto ao uso de drogas, violência urbana, sexualidade, autoestima, ditadura da beleza e seus perigos, relacionamentos, caráter, vocação, consciência política (não partidária), ética religiosa e meio ambiente.