Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Enfrentamento à COVID/19: pesquisadores e colaboradores da UFPI e outras IES produzem Face Shields para profissionais da saúde

Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 06h18

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada e alerta em relação à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Além de proteger as equipes, os EPIs também asseguram a saúde do paciente, evitando que um médico contaminado e assintomático os contagie.

A Associação Médica do Brasil (AMB) também vem alertando sobre os riscos da não utilizar os EPIs para quem lida com pacientes suspeitos ou diagnosticados com COVID-19. “Felizmente, a OMS se manifestou de maneira assertiva, em público, sobre a importância dos equipamentos de proteção. Precisamos ter segurança para estes profissionais que são fundamentais para salvarmos a vida dos pacientes”, alerta Diogo Sampaio, vice-presidente da AMB.

Pensando nesta importante demanda, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e colaboradores de outras instituições iniciaram o projeto de confecção de Face Shields por meio da impressão 3D.

lapcon.jpeg

Suportes para Face Shield confeccionados em impressora 3D

Segundo o grupo de pesquisadores e colaboradores, o objetivo do projeto é reduzir o impacto da crise de saúde pública gerada pela pandemia por meio da doação de EPIs. A fabricação de EPIs está regulamentada, de forma extraordinária e temporária, pela Resolução RDC Nº 356, publicada no dia 23 de março de 2020 no Diário Oficial da União. Neste primeiro momento, o grupo está produzindo Protetores Faciais de Tela (Face Shield). Esses EPIs estão sendo fabricados por meio da montagem de três partes: um visor frontal, um suporte de plástico produzido por meio de impressão 3D e um elástico para fixação.

lapcon 1.jpeg

Face Shields montadas

Até o momento, o projeto conta com 7 impressoras 3D e com a participação dos seguintes colaboradores: Alexandre de Castro Maciel - Docente do Departamento de Física/UFPI, Conceição de Maria Vaz Elias - Colaboradora de Pesquisa do Laboratório de Materiais Bioinspirados/UFPI, Francisco Eroni Paz dos Santos - Docente do Departamento de Física/UFPI,Heurison de Sousa e Silva - Docente do Departamento de Física/UFPI, Maria Leticia Vega - Docente do Departamento de Física/UFPI, Claudia Minervina Souza Cunha - Coordenadora do PPG Arqueologia/UFPI, Ana Lícia Barbosa Serra Silva - Discente de Enfermagem do Centro Universitário/UniNovaFAPI, Tiago Tomé - Prof. Colaborador do PPG Arqueologia/UFPI, Grégoire van Havre - Docente do Departamento de Arqueologia / Museu de Arqueologia e Paleontologia/UFPI, Daniel Fortier - Docente do Curso de Ciências Biológicas - Floriano/UFPI, João Alberto Santos Porto - Doutorando do PPGCM/UFPI, Tatianny Soares Alves - Docente do Curso Eng. De Materiais e Coordenadora do Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados-LAPCON/UFPI, Renata Barbosa - Docente do Curso Eng. De Materiais e Coordenadora do Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados-LAPCON/UFPI, Allef Gabriel Da Silva Fortes - Discente da UFPI e membro da Liga Acadêmica do Curso de Engenharia de Materiais-GDMAT/UFPI, Renato De Sousa Nascimento Junior - Discente da UFPI e membro da Liga Acadêmica do Curso de Engenharia de Materiais-GDMAT/UFPI, Iago Rodrigues de Abreu - Discente da UFPI e membro da Liga Acadêmica do Curso de Engenharia de Materiais-GDMAT/UFPI.

lapcon 3.jpeg

lapcon 2.jpeg

Doação de Face Shields a profissionais do HGV

Outras pessoas têm colaborado com a disponibilização de impressoras e doação de matéria-prima, como Ramon Melo da clockwork 3D print, Hernandes Erick da Dot.0 hardware design, Joselé Elias Martins do Instituto Interage, o Médico Ary Pires, o voluntário Luiz Felipe Vieira, Jonathan Ferreira Torres da Teresina3D, a terapeuta ocupacional Klycia Machado, João Marcos Vilar da Ouriços 3D, Professora Laís Felix do IFPI, Airton Augusto Costa, Gildário Dias Lima da Tron e a Piauino. Todo esse grupo se intitula Cajuína 3D Makers, que é um grupo de makers de impressão 3D com o objetivo de ajudar aos profissionais de saúde do estado do Piauí neste momento delicado de pandemia.

O grupo, por meio de doações e colaboração, já conseguiu material para produção de protetores faciais que foram doados a hospitais, UPAs e UBS, como o Hospital Getúlio Vargas, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Geral do Buenos Aires, Hospital Regional de PICOS, HU – PI, Hospital da primavera, Hospital de Urgência de Teresina, Hospital Universitário UFPI, UBS Novo Horizonte, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde- Parnaíba, Secretaria de Municipal de Saúde de Altos, UBS em Floriano, Altos e Caxias.