Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta Semana de Recepção aos novos residentes da UFPI

Aberta Semana de Recepção aos novos residentes da UFPI

Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 15h51

A Semana de Recepção aos novos residentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve início na manhã desta segunda-feira (02) com solenidade realizada no auditório do Hospital Universitário (HU-UFPI), quando 100 residentes foram recepcionados por professores, preceptores e profissionais da área de saúde. O evento segue até sexta-feira, com palestras, visitas a setores de atuação durante o curso e encontro com preceptores.

novosresidenteshu 620200302121733

Entre os residentes, a fisioterapeuta Whelen de Sousa Moreira, natural de Pedreiras (MA), que acaba de ingressar no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, falou de suas expectativas em relação a essa nova etapa da vida. “É indiscutível o privilégio de ingressar em um hospital de excelência, reconhecido e admirado não só no Piauí, como também no país. Tenho plena convicção que acertei na escolha e sairei daqui com uma rica bagagem”, finalizou.

Presente no evento, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, deu as boas-vindas aos residentes e pontuou o papel da Instituição na formação de profissionais que se destacam no Brasil e no mundo. Ressaltou, ainda, a importância da UFPI para o Piauí. “A UFPI é a instituição que mais tem contribuído para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o reitor.

882ba248 51a4 42ff 8de4 d31dd418980a20200302121316  Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Representando o Superintendente do Hospital Universitário, a Gerente Administrativa Maria Rachel de Castro enfatizou as contribuições do HU-UFPI na formação de profissionais da área de saúde. “Ver os residentes em busca do saber e da qualificação profissional nos motiva a primar pela missão já assumida pelo HU, hospital que cada vez mais é referência nesse processo de formação”, disse.

WhatsApp Image 2020 03 02 at 11.39.04 120200302114735Gerente Administrativa do HU-UFPI, Maria Rachel de Castro

A Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Profa. Dra. Marta Alves Rosal, falou da importância da realização da Semana de Recepção. “É um momento de alegria, de renovação. É o momento em que externamos nosso desejo de que vocês estejam, ao longo dessa caminhada que se inicia hoje, comprometidos com a ética, com o cumprimento das normas e também com busca pela qualificação profissional”, destacou.

WhatsApp Image 2020 03 02 at 11.39.0120200302115230Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Profa. Dra. Marta Alves Rosal

A profa. Maria Rosália Ribeiro Brandim, que no evento representou a Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFPI, Elisiane Gomes Bonfim, ressaltou a importância das parcerias para que a Universidade Federal do Piauí ofereça um aprendizado de excelência aos residentes. “Esta casa oferece oportunidades que só irão contribuir com a futura atuação profissional de vocês”, frisou.

Além do HU-UFPI, hospital filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), os Programas de Residência da UFPI mantêm convênios com o Hospital Areolino de Abreu, com o Hospital Infantil Lucídio Portela, com o Hospital Getúlio Vargas, com o Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha, com a Maternidade Dona Evangelina Rosa e com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Também compuseram a mesa diretiva do evento o Coordenador Executivo da Residência Médica da UFPI, Avelar Alves da Silva e a Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do HU-UFPI, Marta Maria Lira Batista.

Confira mais fotos aqui