Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 3º Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação tem início nesta segunda (10) e segue até sexta (14)

Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 13h30

semináriopós2020-2.jpg

Teve início nesta segunda-feira (10), o Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A abertura do evento foi feita nesta manhã, no Auditório do Departamento de Física do Centro de Ciências da Natureza, e participaram da mesa diretiva a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lúcia Gomes; o Coordenador de Programas Stricto Sensu da PRPG, Prof. Dr. Welter Cantanhêde; e o assessor do Comitê de Assessoramento da PRPG, Prof. Dr. Lindenberg Sarmento.

A Vice-Reitora Nadir Nogueira destacou o crescimento e a consolidação dos programas de pós-graduação na UFPI, como exemplo o número de doutorados que eram 06 e passaram para 21 nos últimos 05 anos. Ela lembrou que mesmo em um cenário nacional de dificuldades para a pós-graduação, a política adotada na UFPI, com ações como a de professor visitante, de docente titular livre, dentre outras, que têm mostrado resultados positivos. “Temos trabalhos e teses premiados, publicações em revistas de elevadíssimo impacto, então, isso mostra que essas ações dentro dessa política institucional estão dando certo. Esse Seminário serve para que a Universidade se situe, a pós-graduação saiba em que status cada programa está e, a partir disso, adotar uma política para a superação dessas dificuldades e enfrentar esses desafios. A Universidade acompanha esse movimento do crescimento da pós-graduação, da necessidade de continuar investindo nos programas, porque isso remete à melhoria na pesquisa e na graduação”, frisou.

semináriopós2020-8.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Segundo a Pró-Reitora Regina Lúcia Gomes, a PRPG adotou como política a aproximação dos programas de pós-graduação e o Seminário é uma estratégia de orientação para os relatórios de coleta dos programas, sendo possível fazer alterações e correções em tempo hábil. “Pensamos neste Seminário como uma forma de contribuir com os programas e de fazer com que os coordenadores, próprios atores dos programas, pensem no relatório de coleta antes da data de submissão. Solicitamos aqui os mesmos itens que são solicitados no relatório. Esse seminário é apresentado por um comitê assessor, que são professores daqui da Universidade, dos programas de pós-graduação e que foram convidados pela CAPES na última avaliação quadrienal em 2017, então, são os professores que têm todo esse conhecimento que estão nos auxiliando”, destacou.

semináriopós2020-12.jpg

Pró-Reitora da PRPG, Profa. Dra. Regina Lúcia Gomes

O Coordenador de Programas Stricto Sensu, Welter Cantanhêde, explicou que a programação do 3º Seminário é voltada para atender ao caráter de avaliação que os programas estão passando. “Dividimos os dias para apresentação em colégios, esses colégios atendem as áreas de concentração dos programas. Temos os colégios de Ciências da Vida, de Humanidades e de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, e o último dia será voltado para os programas profissionais. Organizamos dessa forma para poder enriquecer a discussão e a avaliação desses programas. Esse Seminário conta com o nosso Comitê de Assessoramento, que são docentes com reconhecida competência nas avaliações, eles nos ajudam a avaliar e a dirimir eventuais dúvidas. Vamos ter também na terça-feira (11) o professor Fábio Pinho que vem discutir sobre aspectos da autoavaliação, que será um item muito importante na próxima avaliação quadrienal”, ressaltou.

semináriopós2020-16.jpg

Coordenador de Programas Stricto Sensu, Prof. Dr. Welter Cantanhêde

Participam do Seminário os coordenadores e vice-coordenadores dos 21 programas de pós-graduação em nível de doutorado e dos 45 programas de pós-graduação em nível de mestrado, sendo 35 mestrados acadêmicos e 10 profissionais.

Confira mais fotos aqui.