Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Medicina Veterinária da UFPI se unem para realizar evento de animais silvestres no Pará

Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 18h18

O Grupo de Estudos em Biodiversidade – GBIO (UFPI/CPCE), juntamente com estudantes do Grupo de Estudos em Animais Selvagens (UFPI/CMPP), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA),  realizaram a I Semana Amazônica em Animais Silvestres (SEAMAS). O evento que aconteceu de 09 a 11 de janeiro de 2020, em Belém, no Pará, teve como tema: “Medicina, conservação e biologia de mamíferos na Amazônia”.

C:UsersuSUARIODownloadsP-151.jpg

Estudantes na Universidade Estadual do Pará

O evento teve como objetivo promover um fórum de discussão sobre zoológicos, manejo de fauna, conservação da biodiversidade e clínica médica de animais silvestres, e foi de grande auxílio na formação de discentes das diversas instituições que trabalham no meio científico e acadêmico com animais silvestres e biodiversidade em geral.

A programação do simpósio teve diversas palestras com temas de: saúde única e análise de riscos de doenças para conservação de mamíferos na Amazônia; vigilância de epizootias de febre amarela em primatas neotropicais; clínica médica de cetáceos amazônicos; caça sustentável: as possibilidades e os confrontos existentes na atual geopolítica brasileira; manejo e nutrição de Xernathras em cativeiro; doenças de importância para a saúde pública transmitidas por primatas; manejo de felídeos selvagens em cativeiro, dentre outras.

C:UsersuSUARIODownloadsP-26.jpg

Palestra na I Semana Amazônica em Animais Silvestres (SEAMAS)

A coordenadora do Grupo de Estudos em Biodiversidade e docente do Departamento de Medicina Veterinária da UFPI, Dra. Lilian Silva Catenacci, ministrou duas palestras no evento, sendo uma delas sobre Saúde Única e análise de riscos de doenças para conservação de mamíferos na Amazônia. “Este foi um evento único, pois mostra a dedicação e o empenho dos estudantes da nossa Universidade em trazer a área de animais silvestres para outra região do país”, comenta.

C:UsersuSUARIODownloadsP-144.jpg

Prof. Dra. Lilian Silva Catenacci, docente do Departamento de Medicina Veterinária da UFPI

Dentre vários minicursos ofertados pelo evento, um deles foi realizado pelo Biólogo Osvaldo Pimentel Marques Neto, destacando o enriquecimento ambiental e bem-estar de primatas em cativeiro.