Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Diretora de Saúde Digital do Ministério da Saúde visita Reitoria da UFPI

Diretora de Saúde Digital do Ministério da Saúde visita Reitoria da UFPI

Última atualização em Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 18h53

nuepesreitoria-4.jpg

Reitor da UFPI, José Arimatéria, e médica Adriana Sousa, representante do Ministério da Saúde

A médica Adriana Sousa, diretora do Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde, foi recebida no Salão Nobre da Reitoria na tarde desta sexta-feira (24) para uma reunião conduzida pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. O encontro foi para discutir parcerias e ressaltar a necessidade de apoio do Ministério para garantir a perenidade de recursos disponibilizados para manutenção de ações do Núcleo de estudos pesquisa e extensão em educação permanente para o SUS (Nuepes) e da Universidade Aberta do SUS (UNASUS).

nuepesreitoria-21.jpg

O encontro contou também com as presenças da assessora do Ministério da Saúde, advogada Maria Carme Mota; do Pró-Reitor em exercício de Extensão e Cultura, Prof. Dr. Sérgio Galan; da Coordenadora-Adjunta do NUEPES e Coordenadora-Executiva da UNASUS-UFPI, Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros; do coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Prof. Dr. Luiz Ayrton Santos Junior; de professores do CCS e técnicos ligados à UNASUS; além do Secretário de Saúde do município do Barro Duro, Antônio Filho Alves Rodrigues; e do coord. da Atenção Básica no município, enfermeiro William Gomes.

nuepesreitoria-22.jpg

Profa. Dra. Lis Medeiros, Coordenadora-Adjunta do NUEPES e Coordenadora-Executiva da UNASUS-UFPI

A Profa. Liz Medeiros ressaltou que buscar a garantia da fonte de recursos é fundamental para manter as ações da UNASUS desempenhadas pela UFPI e que resultam na formação de trabalhadores para impactar na melhora da assistência do usuário da saúde pública no Piauí. “Estamos em um momento de buscar parcerias e recursos, porque a UNASUS desenvolve suas ações com transferências que finalizam em fevereiro de 2021, e se não conseguirmos novas transferências será difícil a gente se sustentar dentro da Rede UNASUS.”

nuepesreitoria-18.jpg

Médica Adriana Sousa, diretora de Saúde Digital do Ministério da Saúde

Em resposta, Adriana Sousa declarou que está à disposição da Universidade para oferecer apoio institucional às demandas da Instituição e que inicialmente precisará fazer um diagnóstico da situação da UFPI junto ao Ministério. “Além de buscar renovar as transferências de recursos do Ministério da Saúde para a UFPI, é interessante também expandir as atividades do Núcleo e para isso é preciso elaborar projetos, definir estratégias, e apresentar ao MS para que possamos dar andamento”. Souza frizou ainda que o Núcleo pode e deve ampliar parcerias com municípios e estados como forma de pensar a sustentabilidade no Núcleo, desprendendo-se um pouco da dependência de recurso do MS.

nuepesreitoria-10.jpg

Ao fim da reunião, o Reitor apresentou exemplos da eficiência em projetos e obras executadas na UFPI que inclusive já resultaram na economia de recursos para a União, a exemplo da obra da pista de atletismo, na qual foram poupados 300 mil reais do recurso aprovado na licitação. “Com relação a isso, não teremos embaraço para chegar ao MEC, ao MS ou a qualquer ministério. Então, com o empenho da Profa. Lis Medeiros e toda sua equipe, a retaguarda da Universidade e o prestígio que temos pela forma como se tem trabalhado aqui, temos certeza de que não será difícil à diretora Adriana nos ajudar para conseguirmos mais recursos. Sabemos que precisamos buscar recursos fora da fonte do Ministério da Saúde, mas sabemos também que a fonte maior, sem dúvidas, é o Ministério da Saúde", finalizou.

Notícia relacionada: http://www.ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/35023-em-reuniao-nuepes-busca-parceria-com-o-ministerio-da-saude

Veja mais fotos da visita: https://photos.app.goo.gl/cAXJzf8wvBJUYjpc6