Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza I Simpósio Inclusão e Acessibilidade
Início do conteúdo da página

UFPI realiza I Simpósio Inclusão e Acessibilidade

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), promoveu na manhã e tarde desta segunda-feira (15), o I Simpósio Inclusão e Acessibilidade na UFPI. O evento, que aconteceu no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), teve o objetivo fomentar a discussão sobre a política de educação inclusiva na Instituição, tendo como perspectiva a elaboração de um Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva que garanta o acesso de pessoas com necessidades educacionais específicas à vida acadêmica.

Na oportunidade, foram ministradas quatro palestras que abordaram os temas acessibilidade e inclusão, sob o viés de profissionais renomados na área: Prof.ª Dr.ª Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UNB, professora da UFPI e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva da UFPI; Profa. M.Sc. Nicia Bezerra Formiga Leite, Arquiteta, Mestre em Geotécnica Ambiental, Professora da UFPI, Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Prof. M.Sc. Lucineide Morais de Souza, Pedagoga, mestre em Educação, Professora da UFPI e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva; e Sr. Mauro Eduardo Cardoso e Silva, Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coned).

Prestigiando o Simpósio, estiveram presentes a Reitora em exercício, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; a Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista Bezerra Torres; a representante da Assistência Comunitária da UFPI, Prof.ª Dr.ª Marize Melo dos Santos; o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. Edilberto Lopes; o Diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes; demais professores da UFPI; estudantes e profissionais de diversas áreas.

Dirigentes e professores da UFPI comporam a mesa de honra na abertura do evento

Durante a abertura do evento, a Pró-Reitora Cristiane Torres deu as boas vindas aos presentes e destacou que, na UFPI, a temática do simpósio não é uma discussão nova. "Deve haver um esforço das instituições de ensino superior no sentido da inclusão e da acessibilidade. É dever da UFPI dar base para os portadores de necessidades especiais se manterem na Universidade e se capacitarem. Essa é uma discussão não muito recente na UFPI, mas que precisa de um foco maior. O deficiente precisa de apoio em diversos níveis, então, a PRAEC está desenvolvendo o Programa de Acessibilidade da UFPI e o lançará até o fim do ano", disse.

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comuniários, Cristiane Torres

Em seu discurso, a Vice-Reitora e Reitora em exercício, Nadir Nogueira, manifestou apoio à iniciativa e parabenizou a PRAEC. "O Ministério da Educação tem a Política Nacional de Assistência Estudantil, que consiste em 10 ações que as instituições públicas de ensino superior devem seguir para garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos pelos alunos, dentre elas, há a questão da acessibilidade. Na UFPI, mesmo antes da implantação da política, já havia discussões sobre isso e a PRAEC já selecionava bolsistas para auxiliarem alunos com deficiência visual. As ações determinadas pelo MEC, atualmente, são trabalhadas em todos os campi da UFPI. Um dos focos da gestão é melhorar, cada vez mais, as condições para os alunos deficientes, desde a parte arquitetônica até os softwares necessários. Parabenizo a Pró-Reitoria pela iniciativa, esta é uma temática que tem de ser constantemente discutida na UFPI", comentou.

Nadir Nogueira, Vice-Reitora e Reitora em exercício, destacou o papel das universidades nas questões de acessibilidades aos seus alunos

Ministrante da palestra "A Inclusão e os Desafios no Ensino Superior", a professora Ana Valéria Marques discorreu sobre a evolução das discussões sobre inclusão e acessibilidade. "Uma discussão como essa, na década de 80, seria improvável. Não existiam direitos sociais para pessoas com necessidades especiais. Houve uma ampliação das discussões sobre acessibilidade apenas na década de 90. E nos anos 2000 é que percebemos significativas melhorias para os deficientes. Antes disso, muito raros eram os portadores de necessidades especiais que conseguiam ingressar no ensino superior", explicou.

Durante sua apresentação, Ana Valéria disse que apesar das melhorias, atualmente, ainda são poucos os alunos deficientes na universidade, pois ainda existem dificuldades que podem e devem ser superadas. "O objetivo da inclusão e da acessibilidade é promover a plena integração social do deficiente e se configuram como processos irreversíveis, pois a tecnologia e a abertura das discussões sobre esses temas contribuem bastante para dar condições e manter os alunos com necessidades especiais no ensino superior", afirmou.

A primeira parte do Simpósio foi encerrada com a palestra "Acessibilidade na UFPI", ministrada por Nicia Bezerra Formiga Leite.

Professora Ana Valéria Lustosa apresentou a palestra  "A inclusão e os desafios no ensino superior"

Professora Nícia Leite, do Departamento de Construção Civil e Arquitetura da UFPI,  ministrou a palestra "Acessibilidade na UFPI"

Já na segunda etapa do Simpósio, a professora Lucineide Morais ministrou a palestra "Práticas Pedagógicas no Contexto de uma Universidade Inclusiva". Sobre o evento, disse ser fundamental a iniciativa da UFPI, já que a universidade conta com um número significativo de pessoas com necessidade educacionais específicas. "É de extrema importância tal discussão, a fim de que sensibilizamos toda a comunidade acadêmica por uma consciência inclusiva", disse.

Professora Lucineide Morais fala sobre "Práticas Pedagógicas no Contexto de uma Universidade Inclusiva"

Encerrando a programação do I Simpósio Inclusão e Acessibilidade na UFPI, foi ministrada a palestra "Aspectos Legais da Inclusão", pelo Presidente do Coned, Mauro Eduardo Cardoso e Silva.

Presidente do Coned, Mauro Eduardo Cardoso e Silva

Segundo a assistente social, Sara Aires, a ideia da UFPI em realizar o Simpósio é louvável. "Sempre participo dos eventos da PRAEC e é com muita satisfação que venho assistir às palestras. Todos os temas abordados pelos palestrantes foram pertinentes e fundamentais para disseminação do respeito aos deficientes."

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres, enfatizou ainda que esse foi apenas o primeiro evento de uma série de iniciativas que a UFPI pretende realizar. "Ainda há muito o que ser feito. Pretendemos promover anualmente eventos desse porte para que cada vez mais a universidade possa atender às demandas da comunidade acadêmica em prol de uma maior acessibilidade e inclusão", finalizou.

Fim do conteúdo da página