Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pensando – Revista de Filosofia chega aos 10 anos de publicação

Pensando – Revista de Filosofia chega aos 10 anos de publicação

Última atualização em Segunda, 30 de Dezembro de 2019, 14h39

O periódico eletrônico PENSANDO – REVISTA DE FILOSOFIA (ISSN 2178-843X), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia e ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), chegou ao 10º ano de publicação. Atualmente, com avaliação B1 no Qualis Capes, ou seja, no estrato superior dos periódicos da área, a revista é disponibilizada gratuitamente na plataforma de periódicos da UFPI e é referenciada em indexadores internacionais, como Philosopher’s Index, LatIndex, REDIBE, DOAJ, e nacionais, como Portal de Periódicos Capes, ANPOF, Sumários Brasileiros, dentre outros.

revista pensando20191230143553

Neste ano de 2019, com a publicação do nº 19, iniciou-se o Volume 10, estando ainda previstos mais dois outros números. O volume inicia também uma mudança na periodicidade da revista, que passa de semestral para quadrimestral, acompanhando as práticas editoriais das boas revistas nacionais e internacionais. Marca também uma mudança de diagramação no formato dos artigos disponibilizados, com a adoção da fonte Ryman Eco, que exige menos tinta na impressão dos artigos, bem como mudança nos critérios de publicação de dossiês em áreas temáticas (para incentivar a internacionalização da produção) e de regras para evitar a endogenia.

O Conselho Editorial da revista é composto pelos Professores Doutores Helder B. A. de Carvalho (Editor-Chefe), José Elielton de Sousa (Editor-Associado), Gustavo Silvano Batista (Conselheiro), Francisco Jozivan Guedes de Lima (Conselheiro) e Fábio Abreu Passos (Conselheiro). O Conselho Científico conta com a participação de professores dos Estados Unidos, Argentina, Chile, México, Itália e Espanha, além de pesquisadores brasileiros de diferentes universidades de nosso país.

Segundo o Editor-Chefe, Prof. Helder Carvalho, a Pensando é “o resultado de um trabalho coletivo, voluntário, sem qualquer remuneração envolvida, dos colegas da UFPI, do Brasil e do exterior, que se comprometeram com o projeto de uma publicação acadêmica séria, relevante e própria de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Sem essa rede colaborativa a revista não seria possível”.

Para o Editor-Associado, Prof. José Elielton, o desafio que se coloca no horizonte a curto e médio prazo é “a caminhada para uma maior internacionalização de suas publicações, buscando incorporar autores de outros países, mas também e principalmente incentivar a publicação em língua estrangeira de nossos colegas pesquisadores brasileiros, especialmente agora que temos o Doutorado em Filosofia na UFPI”.