Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação é aprovado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação é aprovado pela CAPES

Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 11h41

A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, submetida à área de Biodiversidade, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi aprovada na 191ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida no período de 11 a 13 de dezembro de 2019. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira, dia 19 de dezembro.

De acordo com o Coordenador da proposta, o Prof. Dr. Leonardo Sousa Carvalho, a aprovação representa um marco histórico para o desenvolvimento científico do Estado do Piauí, pois este é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu – nível mestrado, da área de Biodiversidade no Estado. “Até este ano, os alunos de graduação dos muitos cursos de Ciências Biológicas no Piauí, precisavam procurar cursos em outros Estados, caso tivessem a intenção de continuar suas pesquisas na área de Biodiversidade. Desta forma, o novo curso visa a suprir esta demanda, e proporcionar uma formação de qualidade aos futuros discentes”, complementou o Coordenador.

O novo curso terá sua sede no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no município de Floriano. Assim, o Programa contribuirá para a descentralização da formação de recursos humanos qualificados no interior do Estado do Piauí. Seu corpo docente contará com a participação de seis professores do CAFS/UFPI, três professores de outros campi da UFPI, um professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar e dois professores da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Esta formação, que inclui professores majoritariamente de cursos de Ciências Biológicas, mas também de Educação do Campo (Ciências da Natureza) e de Agronomia, demonstra o caráter colaborativo da construção do curso de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, por meio da união de profissionais relacionados à área e com expressiva produção científica. Os docentes orientarão alunos em duas linhas de pesquisa: "conhecimento da biodiversidade" e "uso e conservação da biodiversidade", que versarão sobre os mais variados aspectos da Biologia básica e aplicada.

O Prof. Leonardo ressalta ainda que esta é a primeira pós-graduação stricto sensu do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano. “O CAFS é a mais nova Unidade de Ensino da UFPI, com apenas 10 anos de funcionamento. A criação de um curso de Pós-Graduação – nível mestrado, em nosso Campus, é um marco para a história do CAFS e do município de Floriano. Assim, agradeço o apoio de todos os envolvidos, pois esta foi uma conquista coletiva”, disse.

A Universidade Federal do Piauí parabeniza a toda a equipe envolvida, em especial, ao corpo docente da presente proposta: Prof. Dr. Leonardo Sousa Carvalho (Coordenador da proposta), Prof. Dr. Élison Fabrício Bezerra Lima (UFPI/CAFS), Profa. Dra. Helena Carolina Onody (UESPI), Profa. Dra. Josenir Teixeira Câmara (UFPI/CPCE), Prof. Dr. Júlio Fernando Vilela (UFPI/CAFS), Prof. Dr. Júlio Marcelino Monteiro (UFPI/CAFS), Prof. Dr. Lucas Ramos Costa Lima (UESPI), Profa. Dra. Luciana Barboza Silva (UFPI/CPCE), Profa. Dra. Maria Regiane Araujo Soares (UFPI/CAFS), Prof. Dr. Mauro Sérgio Cruz Souza Lima (UFPI/CAFS), Prof. Dr. Paulo Roberto Ramalho Silva (UFPI/CCA) e Prof. Dr. Pedro Bastos de Macedo Carneiro (UFDPar/CMRV).