Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa Terceira Idade em Ação realiza encerramento das turmas do semestre 2019.2

Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 12h34

selecao 220191205120435

O encerramento aconteceu na ADUFPI

Em toda idade é tempo de sentir-se bem consigo mesmo e, por isso, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), oferece o Programa Terceira Idade em Ação - PTIA, que desenvolve atividades durante todos os semestres. Na manhã desta quinta-feira (05), aconteceu na ADUFPI o encerramento de atividades das turmas do semestre 2019.2, e contou com muita alegria e animação dos alunos.

O Programa Terceira Idade em Ação vem sendo desenvolvido há 20 anos dentro dos centros das UFPI e realiza diversas atividades, como: aulas de fotografia, hidroginástica, capoterapia, tai-chi-chuan, dentre outras. O projeto de extensão tem como objetivo estimular o exercício da pessoa idosa a uma busca por melhor envelhecimento, de forma saudável e feliz. Conta com turmas durante toda a semana nos horários da manhã e tarde, e são disponibilizadas vagas todos os semestres.

WhatsApp Image 2019 12 05 at 12.02.5120191205120824

Vice-Reitora da UFPI, Professora Doutora Nadir do Nascimento Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, esteve presente no evento de encerramento das turmas e, em sua fala, ressaltou a importância do PTIA na vida dos idosos. “É um projeto extremamente importante para a vida desses idosos que muitas vezes ficam em casa sem nenhuma produção, sem exercer a criatividade, sem ter uma ocupação que realmente lhes motive a continuar vivendo com qualidade”, afirma.

selecao 1820191205120631

Apresentação do grupo de dança do PTIA

A manhã foi composta de apresentações e exposição de fotografias feitas pelos próprios alunos. Foi uma manhã muito dinâmica e, mais uma, vez veio a despertar a autoestima dos alunos idosos.

selecao 920191205121058

Professora Teresa Cristina Moura Costa

“Nós oferecemos uma média de 40 cursos livres, e é um leque bem abrangente. Os idosos se matriculam e compreendem que o programa não é só um espaço de aprendizado, mas é um espaço onde vivemos uma sociabilidade diferente, que valoriza a pessoa idosa, que possibilita o contato entre as gerações e viabiliza um aprendizado entre essas gerações”, relata a Profa. Dra. Teresa Cristina Moura Costa, Coordenadora Geral do PTIA, ao enfatizar o objetivo que tem o programa.

selecao 1020191205121359

Dona Rita, aluna do PTIA, assinando sua fotografia em exposição

Além de instrutores, o Programa Terceira Idade em Ação conta com a interação de monitores e bolsistas que são alunos de graduação e pós-graduação da UFPI. Atualmente, o projeto conta com 500 alunos inscritos e tem a expectativa de que esse número aumente. As inscrições para o período letivo de 2020.1 estarão disponíveis para veteranos do dia 19 a 21 de dezembro de 2019. Isso mesmo! Veteranos podem se matricular novamente ao término de seus cursos. E para novatos estarão disponíveis nos dias 22 e 23 de dezembro de 2019.

selecao 1220191205121548

Professora Maria do Rosário, coordenadora do Projeto Direito e Cidadania

A Profa. Dra. Maria do Rosário está no Programa desde 2000. Ela coordena o Projeto Direito e Cidadania, que está incluso no PTIA. “Nas oficinas, nós trabalhamos os direitos dos idosos desde a política dos mesmos, e abordamos os serviços de proteção social que eles têm. Entendemos como uma condição favorável para a pessoa idosa trabalhar as suas condições de envelhecimento.”, afirma.

O projeto busca oferecer bem-estar social e contribuir para a elevação da autoestima do idoso. Além disso, os ensinamentos que os mesmos adquirem são de suma importância para a realização pessoal dos alunos. Há quem diga que o projeto além de tudo funciona também como terapia.

selecao 2520191205121738

Dona Vitalina Santana, aluna do Programa Terceira Idade em Ação

A Dona Vitalina Santana, que é aluna integrante do PTIA, diz que o programa a ajudou muito nos momentos mais difíceis. “Quando minhas filhas foram embora eu fiquei quase com depressão, foi um momento muito triste da minha vida em que eu ficava chorando pelos cantos e minha cama era a única aliada, e com o PTIA eu criei uma relação comigo mesma, com o outro e com o mundo”. Dona Vitalina revela ainda que se sente preocupada com os idosas, “Eu fico preocupada com aqueles idosos que ficam em casa se lastimando, querendo ser valorizados e muitas vezes não são, e a gente tem que buscar isso aqui dentro, essa autoestima, as nossas escolhas, os nossos ideais e os nossos sonhos”, relata.

O Programa Terceira Idade em Ação é integração, amor e solidariedade! A busca por sonhos vem de todas as idades.

Confira aqui mais fotos.