Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nutrição, atividade física e saúde é tema de simpósio no Campus de Picos

Nutrição, atividade física e saúde é tema de simpósio no Campus de Picos

Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 17h24

picos 1.jpg

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da UFPI, em Picos, realizou dias 3 e 4 de dezembro o I Simpósio de Nutrição, Atividade Física e Saúde, que reuniu cerca de 150 participantes entre alunos de graduação dos cursos de Nutrição, Educação Física e áreas afins. O evento contou com organização da turma do 7° período do curso de Nutrição do Campus, sob a coordenação das professoras do curso, Ennya Cristina Duarte e Nara Vanessa dos Anjos Barros.

picos 3.jpg

Durante o Simpósio, ocorreram minicursos e palestras voltados ao debate de temas ligados à atividade física e nutrição, como biomarcadores nutricionais, disbiose intestinal, inflamação e atividade física, uso de suplementos, estratégias de emagrecimento, nutrição comportamental, gastronomia fitness, nutrição funcional e outros.

picos 2.jpg

Vice-Reitora, Nadir Nogueira, na solenidade de abertura do I Simpósio

A solenidade de abertura do evento teve as presença da Vice-Reitoria da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, da vice-diretora do Campus, Profa. Dra. Maria do Socorro Meirele de Deus; da coordenação do Curso de nutrição, representada pela Profa. Me. Regina Marcia Soares, e a Profa. Me. Ennya Cristina Duarte.

Nutricionista, a Vice-reitor da UFPI proferiu a conferencia de abertura do evento com o tema “ Biomarcadores e estado nutricional”. Durante a apresentação, Profa. Nadir Nogueira mostrou vários trabalhos publicados em revistas internacionais, sendo muitos deles de alunos egressos e professores do Campus de Picos, uma motivação aos alunos para aprofundar seus estudos em nível de mestrado e doutorado.

Picos 4.jpg

“ Mostrar ao aluno da graduação que ele também tem a perspectiva de publicar seu trabalho em revistas de elevadíssimo impacto, fazer mestrado ou doutorado na própria UFPI, e se manter motivado. Na apresentação dos trabalhos, puderam constatar quantos egressos de Picos tanto alunos como professores, hoje vinculados ao Curso, estão publicando, estão dentro de linhas de pesquisa extremamente importantes como Nutrição e câncer, Nutrição e Genômica, Nutrição e Doenças Crônicas.”, avaliou.

Para a Vice-Reitora, a escola do tema Nutrição, Atividade Física e Saúde agrega à formação do profissional que busca atuação diferenciada no mercado, consciente de seu papel na orientação e conscientização dos pacientes para a escolha de novos hábitos.

picos 7.jpg

“A atividade física e nutrição equilibrada hoje são a base da longevidade e de qualidade de vida. É acreditar que por meio de uma alimentação equilibrada e aliando a uma boa atividade física, você diminuiu o risco de doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo da obesidade, do diabetes e das doenças cardiovasculares. Os trabalhos que temos desenvolvido fortalecem as evidências cientificas que amparam que isso tem uma fundamentação.”

picos 5.jpg

O evento destaca a vocação e a esforço de alunos e professores em criar um ambiente permanente para discussão de temas voltados à atualização do profissional de nutrição e de pesquisadores na área, para também aprofundar a cultura de promover eventos em assuntos diversos ligados à Nutrição.

picos 6.jpg

Profa. Enn