Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 2° Lugar do SIUFPI na categoria Ciências Biológicas é aprovado em 1º lugar no Mestrado da UFPE

Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 15h10

Recém egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, Mateus Oliveira da Cruz foi recentemente aprovado para o mestrado do Programa de Pós-graduação em Biologia de Fungos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, classificado em primeiro lugar.

A seleção para o programa ocorre anualmente em três etapas. O programa de Pós Graduação em Biologia de Fungos da UFPE (conceito 4 CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é referência no Brasil quanto ao estudo dos Fungos e absorve candidatos de vários Estados do nosso país.

mestrando mateus.jpgMateus Cruz ao lado do seu futuro orientador do Mestrado / UFPE

O futuro mestrando apresenta histórico de vida acadêmica como poucos estudantes, devido à sua dedicação e compromisso. Mateus foi orientando da Profa. Dra. Maria Helena Alves desde o segundo semestre da sua graduação, quando cursou a disciplina Micologia e Ficologia, até a conclusão. Também atuou nos seguintes projetos: Cultivo e aspectos bioquímicos de um fungo comestível Volvariella volvacea (Bull. ex. Fr.) Sing.; Investigação do potencial biotecnológico quanto à produção de enzimas de interesse industrial por táxons de Mucoromycotina isolados em Parnaíba, Piauí, como bolsista de Iniciação Científica no âmbito do PIBIC/UFPI/CNPq, por dois anos desenvolvendo pesquisa na área de Micologia.

O egresso, durante o tempo de estudo, soube aproveitar as oportunidades e, além dos relatórios referentes aos projetos, também apresentou 11 trabalhos em Reuniões, Congressos nacionais e internacionais, todos na área de Micologia.

Na recém edição do SIUFPI (Seminários Integrados da UFPI), Mateus Oliveira da Cruz foi premiado em 2° Lugar na categoria Ciências Biológicas com o trabalho intitulado Investigação do potencial biotecnológico quanto à produção de enzimas de interesse industrial por táxons de Mucoromycotina isolados em Parnaíba, Piauí.

mateus siufpi.jpgPremiação do discente Mateus Cruz no SIUFPI – 2º lugar PIBIC/CNPq

A Revista científica Check-List, também traz um pouco dos conhecimentos de Mateus com o artigo: ALVES, MARIA HELENA; CRUZ, MATEUS OLIVEIRA DA; NASCIMENTO, CRISTIANO COELHO DO. First record of Chlorophyllum molybdites (G. Mey.) Massee (Basidiomycota, Agaricaceae) from Piauí state, Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION, v. 15, p. 695-699, 2019, no qual retrata a importância do fungo com atividade toxicológica. Esses não somente os feitos de Mateus, pois também vivenciou outras experiências com a escrita, submissão e apresentação de 12 trabalhos, em áreas diversas, em eventos científicos.

O Campus Ministro Reis Velloso, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e a comunidade acadêmica estão de parabéns pelo preparo do Mateus, Graças aos ensinamentos recebidos dos professores que compõem o curso de Biologia. A partir de março Mateus trilhará outros ares e será acompanhado pelo Prof. Dr. André Santiago, com novas descobertas.