Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora do Departamento de Transportes da UFPI publica livro sobre transporte urbano de passageiros

Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 15h10

A Profa. Dra. Oneida Barros Bezerra, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotada no Departamento de Transportes do Centro de Tecnologia (CT), publicou o livro "Quali-Produtividade em empresas de transporte urbano de passageiros: Sistema de controle de indicadores utilizando CEP (Controle Estatístico de Processos)", obra que resultou da sua tese de doutorado realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientada pelo Prof. Dr. Sérgio Fernando Mayerle.

Quali Produtividade em Empresas de Transporte Urbano de Passageiros20191204095811

No livro, a metodologia usada foi o CEP (Controle Estatístico de Processos). "Esta metodologia como ferramenta de análise e controle para o dia a dia da operação do serviço de transporte público tem o intuito de provocar a melhoria contínua da qualidade do produto oferecido. Sua metodologia gráfica visa determinar a condição de controle que se tem sobre um processo em execução, e sempre que o sistema aponta a presença de não conformidade do processo, passa a ser investigado com o objetivo de se determinar a(s) causa(s) dessa condição anormal", afirma Oneida.

Em resumo, o livro apresenta um inovador modelo de controle da informação, na forma de um modelo computacional, destinado a sistematizar a grande quantidade de dados operacionais e financeiros levantados diariamente em um sistema de transporte urbano de passageiros, por meio de tecnologias automatizadas de coleta, facilitando sobremaneira o trabalho de operadoras e, por extensão, de órgãos de gerência e beneficiando o passageiro financeira e operacionalmente.

O lançamento oficial do livro está previsto para janeiro de 2020.

Para mais detalhes sobre a obra, confira aqui.