Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tem início III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI e III Mostra de Nordeste

Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 18h11

Teve início na manhã desta terça-feira (03), o III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Piauí, que visa divulgar o conhecimento geográfico a partir da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC I e TCC II), relatos dos trabalhos de campo, das monitorias, da Iniciação Científica e das Atividades Curriculares de Extensão (ACE 1, 2, 3, 4 e 5) e outros trabalhos desenvolvidos nas disciplinas do curso.

IMG 974120191203121937

Cerimônia de abertura do evento

A abertura do evento aconteceu no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras, e reuniu organizadores do evento, professores e alunos. A professora Dra. Bartira Araújo da Silva Viana, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia e organizadora do Seminário, ressaltou a importância da realização do evento para a comunidade acadêmica. “O Seminário foi organizado com o intuito dos alunos da graduação apresentarem os seus Trabalhos de Conclusão de Curso, tanto o projeto quanto o trabalho final, os resultados das atividades curriculares de extensão e também dos projetos de monitoria. Trabalhos de campo, trabalhos de disciplinas, ou seja, é um momento que foi criado para os alunos poderem socializar os trabalhos científicos produzidos ao longo do período e também discutir e interagir com os alunos da pós-graduação em Geografia e, consequentemente, desenvolver o curso da forma mais integrada possível”, destaca.

IMG 974320191203122136

Prof. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana (ao centro) e demais participantes

A Profa. Dra. Bartira Aráujo comentou ainda sobre as questões que serão abordadas no decorrer do Seminário. “Inicialmente, teremos uma mesa-redonda intitulada ‘Educação Geográfica inclusiva: um panorama das Políticas Públicas do município de Teresina e o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA)’. No turno da tarde teremos outra mesa-redonda já mais específica, da III Mostra de Nordeste, onde será discutido o tema ‘Plantas Medicinais - pesquisa, uso e importância para a saúde humana’. E no turno da noite serão apresentados outros trabalhos, das Atividades Curriculares de Extensão, das monografias e dos trabalhos de campo. E também vamos ter uma roda de conversa da Atividade Curricular de Extensão 1, com o título ‘Educação Geográfica Inclusiva : comunicações orais’”, afirma.

Na ocasião também será realizada a III Mostra de Nordeste, organizada e desenvolvida por alunos e pelo Prof. Dr. Wilson Santos na disciplina Geografia do Nordeste Brasileiro, sob o tema: Ervas e raízes da nossa Terra: a medicina natural do sertão. Os objetivos da Mostra são: a) Conhecer a importância das plantas medicinais para o sertanejo; b) Proporcionar aos alunos do curso de Geografia o conhecimento sobre a pesquisa, uso e benefícios das plantas medicinais.

Para mais informações, confira o fôlder do evento aqui.

Confira mais fotos aqui