Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2019: Oficinas elaboram técnicas para o auxílio do ensino e aprendizagem em Ciências no CMRV
Início do conteúdo da página

SIUFPI 2019: Oficinas elaboram técnicas para o auxílio do ensino e aprendizagem em Ciências no CMRV

Imprimir
Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 12h18

Os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), um evento que já se mostra tradicional na instituição, organizado pela PROPESQI, PREXC, PRAEC, PIBIC, Residência Pedagógica e CNPQ, acontecem até a próxima sexta-feira 22 de novembro, em todos os campi da instituição. No Campus Ministro Reis Velloso, aconteceu na última segunda-feira (19), três oficinas que enfatizaram o ensino e aprendizagem de ciências e suas diversas facetas, onde os inscritos que foram instruídos a elaboração de materiais prático-pedagógicos.

oficina 1.png

Oficina: a arte como alternativa do professor inovar

As oficinas “Arte como alternativa do professor inovar”; “Mapas mentais”; “Oficina de feltro: educação em 3D” estavam sob coordenação da Docente Orientadora, Profa. Dra. Maria Helena Alves do programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e foram ministradas pelos residentes: Ana Beatriz dos Santos Morais; Maria Zilda Sales Sousa; Valéria de Fátima Veras de Castro; Maria de Jesus Pereira Gomes; Raquel Fonteles dos Santos; José Rodolpho de Sousa Lopes; Eduardo dos Santos Costa e Ygor Victor Ferreira Pinheiro.

oficina 2.png

Oficina: a arte como alternativa do professor inovar

Segundo a Profa. Dra. Maria Helena Alves, os pontos crucias e diversificados de métodos artísticos para o ensino de ciências como a música através de paródias, desenhos e Teatro foram abordados. Além disso, na oficina de feltro em 3D foram explorados os materiais de Sistema Solar, Sistema Digestório e as Células. Para a oficina de mapas mentais foi trabalhado, também, na prática a produção de mapas mentais, seus conceitos e de como a memorização ocorre, instigando aos participantes os diferentes e eficientes métodos para o planejamento e ministração de aulas.

“Todos os participantes e ministrantes estão de parabéns e a ciência ganha com multiplicadores de metodologia que vem ajudar no ensino e aprendizagem”, finaliza a professora.

oficina 3.png

oficina 4.png

Oficina de Feltro em 3D

oficina 5.png

oficina 620191121121700

Oficina Mapas Mentais 

Fim do conteúdo da página