Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Segundo dia de SIUFPI segue com apresentação de pesquisas nas áreas de Saúde, Tecnologias, Humanas, Exatas e Artes
Início do conteúdo da página

Segundo dia de SIUFPI segue com apresentação de pesquisas nas áreas de Saúde, Tecnologias, Humanas, Exatas e Artes

Imprimir
Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h33

O Seminário Integrado da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) acontece durante os dias 19 e 22 de novembro, em todos os campi da UFPI e tem como objetivo promover maior integração dos cursos da Universidade, bem como desenvolver projetos através da pesquisa e inovação juntamente aos programa de extensão.

O evento conta com alunos, professores, pesquisadores e funcionários de todas as áreas. Pela primeira vez o SIUFPI vem nesse formato de integração entre seis seminários, que são: Seminário de Iniciação Científica (SIC), Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), Seminário de Extensão (SEMEX), Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e Seminário de Residência Pedagógica (SERP).

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéria Dantas Lopes, diz que a UFPI está em festa e comemora a realização desta edição do Seminário. “É um momento importante em que podemos ver o que a Universidade tem para mostrar em termos de pesquisa e extensão para que toda a comunidade entenda a importância dela, que não tem somente o papel de formar pessoas, como também de interagir com a sociedade e exercer seu papel social”, afirma.

SIUFPI 2019 BANNERS 6820191120163625

Prof. Dr. José Arimatéria Dantas Lopes

“Nós estamos muito felizes com a realização do SIUFPI. É um evento de grande dimensão para a Universidade, que envolve as áreas de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e assistência estudantil. Então, acredito que seja o maior evento da UFPI, e dentro dessa versão, o SIUFPI é o primeiro nessa dimensão”, diz o Prof. Dr. João Batista, que é um dos coordenadores do evento nesta edição.

joao20191120163732Prof. Dr. João Batista

Na manhã dessa quarta-feira (20), foram apresentados banners de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em seus projetos de pesquisas. O evento conta com alunos de todas as áreas e programas, como PIBID e ICV, por exemplo. A Profa. Dra. Teresinha Lopes, que é uma das avaliadoras e orientadoras dos projetos, afirma que a importância desse Seminário se deve não só por auxiliar na graduação dos alunos, mas também futuramente em suas vidas profissionais.

teresinha20191120163817

Profa. Dra. Teresinha Lopes

Kamilo Carvalho, que é estudante do curso de Comunicação Social da UFPI, trouxe uma pesquisa na modalidade de Iniciação Científica Voluntária (ICV), sob a orientação da Profa. Dra. Nilsângela Cardoso, analisando as edições do Jornal A Luta. “A gente busca tanto a representação política partidária do jornal, quanto a análise das críticas das práticas jornalísticas que eram feitas pela redação e pela direção do jornal”. Além disso, o estudante afirma que é de grande importância que haja essa oportunidade de apresentação desses trabalhos desenvolvidos na Universidade. “Falando inicialmente do meu projeto, eu acho importante debater a imprensa de 1950 em Teresina, já que é um período que não é muito pesquisado. É importante divulgar a pesquisa científica e todos os projetos de extensão da UFPI”.

WhatsApp Image 2019 11 20 at 16.04.1020191120164133

Kamilo Carvalho, aluno de Comunicação Social 

O aluno do curso de Ciências Biológicas, Alysson José, que trouxe uma pesquisa através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBD), tem o objetivo de mostrar que o método científico pode ser inserido na Educação Básica. “Nesse trabalho, levamos alguns alunos para uma aula de campo, com o objetivo de fazer com que eles vejam que a realidade deles não está tão distante da ciência”, afirma.

WhatsApp Image 2019 11 20 at 16.04.2120191120164246

Alysson José e colegas durante apresentação de pesquisa

“Eu acho que esse evento que a UFPI está promovendo é algo fundamental durante a graduação, porque é aquela etapa em que a gente vai se profissionalizar. No meu curso, que é Odontologia, a gente percebe que houve uma evolução enorme durante um período de tempo por conta da evolução científica, ou seja, tudo o que trabalho no meu curso é baseado em ciência”, diz o estudante Italo Ramon, ressaltando o motivo dessa grande atenção ao Seminário de pesquisas científicas.

SIUFPI 2019 BANNERS20191120164404

Estudante Italo Ramon, do curso de Odontologia

Eduarda Ketilly, que é aluna do curso de Serviço Social e faz parte do Projeto Acolher, traz um trabalho que é voltado para a importância do resgate das histórias, memórias e identidades da pessoa idosa em abrigo institucional. “Sempre é uma oportunidade nova estar apresentando os resultados desse projeto, porque a gente trabalha muito a questão da identidade da pessoa idosa, do resgate de suas memórias e de como isso contribui no protagonismo delas”, relata.

Giovanna Alves, discente do curso de Medicina, apresentou em seu trabalho o Curso de Educação e Saúde da Adolescente, que aborda assuntos relacionados à saúde da mulher adolescente que não são tão trabalhados em sala de aula. “Faço parte do Projeto Saúde da Mulher 360º, que aborda assuntos da saúde para os acadêmicos de Medicina que não são trabalhados em sala de aula. Uma das ações desse projeto é o Curso de Educação e Saúde da Adolescente, que aborda assuntos relacionados à saúde da mulher adolescente. Esse curso foi realizado no ano passado, com aulas mensais, envolvendo os principais assuntos relacionados às adolescentes, como puberdade precoce, puberdade tardia, cólicas menstruais – dismenorreias – e como abordar esse tipo de paciente no consultório. Isso permitiu que nós fizéssemos uma roda de conversa com os alunos de Medicina de várias instituições, onde foi possível esclarecer as principais dúvidas deles em relação a esses assuntos”, explicou.

SIUFPI 2019 BANNERS 1220191120164500

Giovanna Alves, discente do curso de Medicina

A aluna Ana Kelly Moura, que está no 8º período do curso Letras Português-Francês, teve seu trabalho no SIUFPI exposto com o título "Letramento Visual e Multimodal: Uma Reflexão sobre as Semioses Verbo-Imagéticas em Textos Visuais". “Como na contemporaneidade somos abordados por vários textos visuais – imagens, charges, cartuns, tirinhas -, nós propomos, com esse trabalho, durante uma oficina realizada no Colégio da Polícia Militar do Piauí, a reflexão dos textos visuais por parte dos alunos e o sentido atribuído aos elementos presentes neles. Com isso, fazer com que o aluno tenha criticidade com o que ele lê no mundo, já que isso não serve apenas para as aulas de Língua Portuguesa e nem se limita somente às salas de aula. Nós convidamos os alunos a refletir sobre as intertextualidades de textos visuais, sobre como podem interpretar propagandas, charges, ligando isso e os elementos dos textos visuais ao seu cotidiano”, comentou. Sobre o evento, Ana Kelly destacou a importância do mesmo. “Mostra que a comunidade acadêmica produz conhecimento relevante para toda a sociedade”.

SIUFPI 2019 BANNERS 2420191120164655

Ana Kelly Moura e colega apresentam trabalho no Seminário

Mariana Gonçalves da Silva, aluna do curso de Comunicação Social, falou sobre a representação do jornal na política partidária, com base na análise do Jornal do Comércio, e afirmou ser de suma importância entender a relação que o jornalismo tem com a política. “Por mais que se busque a imparcialidade, ela não é alcançada, pois quem faz jornal são pessoas e pessoas são subjetivas. Logo, sempre haverá critérios a se seguir para que uma reportagem seja veiculada. É necessário analisar os discursos jornalísticos e como eles abordam Teresina nos anos 1950 para entender as transformações que aconteceram tanto na imprensa como na política piauiense nessa década”, declarou.

SIUFPI 2019 BANNERS 2320191120164744

Mariana Gonçalves da Silva e a Profa. Dra. Nilsângela Cardoso

Confira mais fotos do evento aqui

 

Fim do conteúdo da página