Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Memorial humaniza destino de cadáveres utilizados com fim didático

Projeto Memorial humaniza destino de cadáveres utilizados com fim didático

Os cadáveres que apresentam grande desgaste utilizados em aulas práticas dos cursos de Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) serão sepultados em um memorial a ser construído em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), no cemitério São Judas Tadeu, localizado na zona Leste de Teresina.

Vice-Prefeito de Teresina acompanhou Reitor da UFPI em visita ao terreno cedido para o Projeto Memorial

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (05) com o Vice-Prefeito, Ronney Lustosa, para acertar detalhes da implantação do Projeto Memorial. "Esse memorial é uma homenagem que a UFPI prestará a esses seres humanos que contribuíram para o ensino da prática da anatomia aos alunos da Universidade Federal do Piauí. Ao longo do tempo, esses corpos foram se desgastando, e o destino final deles merece ser digno", declarou o Reitor.

O engenheiro José Alves de Mendonça, Prefeito Universitário (PREUNI/UFPI), e o arquiteto Sérgio Lebre, designado para elaborar o projeto do memorial, acompanharam o Reitor em visita ao terreno cedido pela Prefeitura de Teresina.

Para o vice-prefeito de Teresina e titular da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/Leste), Ronney Lustosa, a iniciativa é "uma medida humanitária das duas instituições, tendo em vista que esses corpos foram utilizados por muito tempo, a fim de que esses alunos aprimorassem suas atividades em prol da sociedade".

Com informações e fotos: Ascom Vice-Prefeitura de Teresina

Lei Federal de nº 8.501/92

Os cadáveres doados para as Instituições de Ensino Superior (IES) são regulamentados pela Lei Federal n° 8.501, que dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científica e dá outras providências, datada de 30 de novembro de 1992.