Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Trabalho da Fiocruz-Piauí participa de reunião na sede da Fiocruz

Grupo de Trabalho da Fiocruz-Piauí participa de reunião na sede da Fiocruz

Representantes do Grupo de Trabalho da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz - Piauí) se reuniram com a vice-presidente e membros da Fiocruz, nesta quinta-feira (04), na sede da instituição, no Rio de Janeiro, para discutir os resultados alcançados referentes ao projeto de instalação da unidade no Piauí.

Durante todo o dia, os representantes oficiais da unidade piauiense da Fiocruz, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, vice-reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Professor Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa (UFPI); Prof.ª Dr.ª Maria do Amparo Salmito (Universidade Estadual do Piauí - UESPI) e o Doutor Kelsen Eulálio (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - Sesapi) apresentaram o andamento das ações, as dificuldades e os aspectos operacionais relacionados à instalação da unidade da Fiocruz que será inaugurada em Teresina (PI).

Pela manhã, a comissão se reuniu com técnicos, professores e a responsável pela realização de eventos da Fiocruz e expuseram o desenvolvimento dos trabalhos e as demandas para a efetivação da instalação da Fiocruz - Piauí.

À tarde, o grupo encontrou a vice-presidente da Fiocruz, professora Dr.ª Nísia Trindade Lima, para tratar de pontos como a implantação de programas de pós-graduação. Foi exposta também, a necessidade da institucionalização do grupo de representantes piauienses, formalizando com um documento, os membros que estão trabalhando efetivamente no Piauí nas ações que vão caracterizar a instalação da Fiocruz-Piauí. Além dos presentes na reunião, o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha, foi um dos nomes sugeridos para integrar também o GT Fiocruz-Piauí, a princípio.

Programas de Pós-Graduação

Mestrados

Durante a reunião, foram abordadas as questões acerca dos mestrados que serão instalados. Os dois editais, cujas inscrições já foram encerradas, atingiram um número considerável de interessados. O Mestrado em Medicina Tropical ficará sob a coordenação da professora Amparo Salmito, e o início das atividades está previsto para o final de julho. Já o Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis terá sua primeira aula no dia 19 de agosto, data que também marcará a abertura oficial dos trabalhos da unidade Fiocruz-Piauí.

O Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza, ofertou 25 vagas aos técnicos de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atuem preferencialmente na rede de atenção à saúde, em especial na área de Vigilância em Saúde. Para este programa, 239 pessoas se candidataram. E para o Mestrado em Medicina Tropical foram disponibilizadas 12 (doze) vagas, contabilizando um total de 39 inscritos.

As aulas serão ministradas na UFPI por docentes da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), contando sempre com a orientação de um professor da UFPI ou UESPI. As aulas serão organizadas em módulos de uma semana por mês, com carga horária de 45 horas/aula.

O mestrado é resultado da parceria da Fiocruz com a UFPI, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, UESPI e Sesapi. O objetivo é formar profissionais e gestores de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, visando à vigilância e ao controle de doenças transmissíveis.

Nadir Nogueira, Vice-Reitora e  interlocutora oficial da UFPI junto à Fiocruz

Nadir Nogueira destacou que a instalação da unidade Fiocruz-Piauí é resultado da parceria de diversas instituições e, com isso, reforça a vontade em comum desses órgãos em promover o bem estar e preservar a saúde da comunidade. "A Fiocruz vai trabalhar em prol do estado do Piauí. A unidade da Fiocruz no Piauí será instalada fisicamente na UFPI, mas o trabalho da Fiocruz visa o desenvolvimento do estado do Piauí e particularmente dos seus indicadores de saúde", disse a interlocutora oficial da UFPI junto à Fiocruz.

Doutorado em Saúde Pública

O Doutorado em Saúde Pública foi o último ponto discutido na reunião. A direção da Fiocruz solicitou um levantamento junto ao Piauí da demanda por especializações nesta área. Identificou-se uma elevada procura, o que levou a se pensar na instalação do doutorado ainda para este ano.

Fiocruz Piauí

A unidade regional da Fiocruz no Piauí ainda não possui uma estrutura física. O projeto arquitetônico foi finalizado e encontra-se em fase de ajustes no projeto executivo, em processo licitatório. Segundo a Vice-Reitora, Nadir Nogueira, interlocutora oficial da UFPI junto à Fiocruz, a obra para construção da sede deve ser iniciada em breve. "Estamos trabalhando para que seja iniciada a construção da unidade Fiocruz-Piauí até o final de julho ou o início de agosto. Enquanto isso, várias ações já estão acontecendo dentro desse planejamento de instalação", disse.