Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Computação da UFPI promove evento nacional no Campus de Teresina
Início do conteúdo da página

Departamento de Computação da UFPI promove evento nacional no Campus de Teresina

Imprimir
Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 10h05

Dos dias 12 a 14 de novembro acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella, o evento promovido pela Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS). Ele acontece paralelamente ao Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI), por meio do Departamento de Computação da Universidade, no Colégio Técnico de Teresina (CTT). 

120191114085204

Evento está sendo realizado no CTT

A ERCAS visa disseminar e discutir as metodologias as tecnologias aplicadas à área de Saúde. Ele já representa um dos mais importantes eventos de Computação da região Nordeste, especialmente no eixo Maranhão, Piauí e Ceará.

Em sua sétima edição a ERCAS é caracterizada pelo Prof. Rodrigo Veras, coordenador do evento na UFPI e Prof. do Departamento de Computação, como uma importante ferramenta de incentivo e valorização das produções científicas na área da Computação e Tecnologia para sua aplicação em Saúde.

A atuação da ERCAS pretende desenvolver atividades voltadas a diversos temas aplicados à Saúde, como: Inteligência Artificial Aplicada à Saúde; Processamento de Sinais e Imagens Médicas para Diagnóstico Auxiliado por Computador; Sistemas de Apoio à Decisão Clínica; Sistemas de Apoio à Reabilitação; Internet das Coisas Aplicada à Saúde; dentre outros.

O professor, que também é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, assim justifica a importância do ERCAS para a comunidade acadêmica. “Esse é um evento bem completo, tivemos um painel no primeiro dia (12), são quatro palestras, oito minicursos e cerca de 60 apresentações de artigos. Algumas apresentações foram feitas oralmente, por meio de uso de computador e auditório, e alguns artigos foram apresentados em formato de pôster. Temos cerca de 400 inscritos. Pelo sistema conseguimos identificar um público de 100 da UFPI e os demais são todos de fora, inclusive de outros estados”. 

320191114090154

Prof. Rodrigo Veras, coordenador do evento na UFPI e Prof. do Departamento de Computação 

Uma das principais programações do SERCAS são as apresentações de trabalhos científicos, como artigos, produzidos por estudantes de Computação. Mayk Castro, aluno do 8º período do curso, aproveitou a oportunidade para mostrar aos participantes seu trabalho intitulado “Mapeamento Sistemático do Estado-da-Arte de Aplicações de Internet das Coisas com foco em HealthCare”.

“Meu trabalho fala sobre internet das coisas, que é uma tendência do momento. Ela é basicamente a presença da tecnologia no nosso cotidiano de maneira que nós sequer a percebemos. E neste artigo eu estudo essa internet das coisas aplicada ao HealthCare, que são os cuidados médicos gerais, dos mais simples aos mais complexos por meio da tecnologia”, diz Mayk. 

520191114085536

Mayk Castro, aluno do 8º período do curso de computação

O eventou contou com a participação de estudantes do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará e Paraná. Do Piauí, vieram participantes das cidades de Correntes, Piripiri, Parnaíba, Floriano e Picos. A nível de Teresina, participam do evento pessoas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e de faculdades particulares.

Confira mais fotos.

Fim do conteúdo da página