Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do PET Pedagogia apresentam histórias infantis em culminância do projeto

Alunos do PET Pedagogia apresentam histórias infantis em culminância do projeto

Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 17h03

Culminancia pet pedagogia-28.jpg

A caráter, jovens vestidos como joaninhas, borboletas, raposa e personagens da Turma da Mônica entram no Auditório Maria Salomé Cabral, do CCE. São alunos dos cursos de pedagogia, moda e música da UFPI, integrantes do Programa de Educacional Tutorial (PET ) Pedagogia, que desenvolveram histórias infantis com temas como igualdade e combate ao combate ao trabalho infantil.

Culminancia pet pedagogia-8.jpg

A performance no evento, que ocorreu na tarde da terça-feira (5), faz parte  da atividade de culminância do Projeto “Uma viagem ao mundo do faz de conta - Contar Histórias como Intervenção Socioeducativa a partir do Imaginário Infantil", em que os alunos divididos em grupos desenvolveram seis histórias com a proposta de despertar o gosto pela leitura e escrita em crianças a partir de aprendizados socioemocionais.

Culminancia pet pedagogia-5.jpg

As histórias já foram apresentadas em escolas da rede municipal de ensino, na zona rural de Teresina, a Escola Municipal de Santa Teresa e a Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, ambas participantes do Projeto “Tempos de alfabetizar com textos”, desenvolvido pelo PET/Pedagogia. Também foram levadas ao 1º Manifesto Estadual Contra o Trabalho Infantil do Piauí, realizado em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, com histórias alinhadas à temática do combate ao trabalho infantil .

Culminancia pet pedagogia.jpg

Profa. Hilda Mara, tutora do PET Pedagogia, coordenadora do projeto

“O projeto foi iniciado no início do ano e tinha a proposta inicial de praticar a contação da histórias e sair apresentando. Com o tempo, fomos agregando outras formações, interdisciplinarizando o projeto. O professor Gabriel Nunes, da Música, por exemplo, foi convidado para cuidar da musicalidade inerente às histórias infantil. O resultado disso foi algo maravilhoso, um trabalho mais qualificado” conta a professora Hilda Mara, tutora do PET Pedagogia, ao enumerar e agradecer a colaboração de todos os professores que participaram no projeto. "Aqui estamos lançando mão da contação de história como ferramenta na formação do professor, para que eles possam utilizar as temáticas pressupostas nas histórias. Metodologicamente, pode qualificar significativamente a aula do professor. Estamos atuando na formação inicial”, acrescenta. O projeto também contou com a colaboração do Prof. Drº Ronaldo Albano Profa. Drª Célia Revilândia Seabra

Culminancia pet pedagogia-2.jpg

Beatriz Silva, estudante de Pedagogia

Beatriz Silva, aluno do 5º período de Pedagogia participou de uma das equipes do Projeto. Ela os colegas criaram e apresentaram a história Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, que contou a história de borboletas que viviam separadas pelas cores e que no final descobrem a importância da diversidade e da união. “ Essa experiência significa muito na minha formação, porque eu vou saber agora como fazer isso na sala de aula e como é importante esse desenvolvimento psíquico da criança, humano, social e vou saber chegar e saber identificar qual a melhor história que eu posso contar, qual o público-alvo, qual o melhor momento”, avalia.

Culminancia pet pedagogia-11.jpg

Culminancia pet pedagogia-20.jpg

Cinco alunos e os professores Ascanio Wanderley e Nubia Andrade, do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI, se somara ao projeto e durante 1 mês atuaram no desenvolvimento de figurinos, adereços e cenários para tornar ainda mais especial a contação das histórias.

Culminancia pet pedagogia-3.jpg

Prof. Ascânio Wanderley, do Curso de Moda da UFPI, também atuante no Projeto

“Selecionamos alunos que cuidaram da parte da costura, da modelagem e dos cenários. Pegamos os textos, vimos o que os alunos do PET tinham de acervo, o que precisariam comprar e fomos fazendo. Nossa preocupação era fazer algo cenográfico e que chamasse a atenção, algo lúdico, com muitas cores e tecidos que fizessem alusão aos personagens e que também servissem a outras histórias do projeto. Até por isso, priorizamos materiais mais duráveis para que o acervo tenham uma vida útil maior”, explicou.

Confira o álbum de foto.