Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove o XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância

Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 17h42

cartazesud2019.PNG

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com diversas instituições do Ensino Superior promoverá no período de 26 a 29 de novembro o XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD). O evento que será realizado em Teresina, tem como tema principal “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD”.

A abordagem temática tem como premissa básica discutir sobre as responsabilidades e os desafios da EaD no país, com vistas à sua consolidação e melhoria da qualidade do ensino, utilizando o diálogo com estudantes, professores, pesquisadores nacionais e internacionais, é o que conta o Prof. Dr. Alexandre Martins Anjos, Presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede). "Esses grandes dois eventos têm com principal objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico da modalidade da educação a distancia no Brasil. Além disso, o objetivo do evento é trabalhar com questões relacionadas à troca de experiências por meio de oficinas, painéis, mesas com exposições de trabalhos", explica.

WhatsApp Image 2019-11-05 at 15.02.11.jpeg

Prof. Dr. Alexandre Martins Anjos, Presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede)

Em 24 de outubro de 2006, a UFPI fez o projeto de criação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) com os objetivos de oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região. Hoje, o CEAD/UFPI está presente em 42 municípios, sendo 40 no Piauí e 02 na Bahia, e oferta 15 cursos de graduação.

Para o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI, os eventos configuram-se como motivadores de alta relevância para o campo científico, direcionados ao fortalecimento das políticas públicas de educação a distância. "Nós temos 43 polos de EaD em funcionamentos com diversos cursos da UFPI. Acredito que a Universidade vai continuar sendo referência nesta modalidade", esclarece.

WhatsApp Image 2019-11-05 at 15.02.10.jpeg

Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI

A UFPI é parceira da UniRede, constituída por instituições públicas de ensino superior, no Piauí, o ESUD e o CIESUD terão como parceiras a Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal do Piauí, Centro Universitário Uninovafapi, Governo do Estado do Piauí e Fadex. A proposta do evento abordará os seguintes eixos de discussão: a) Políticas Públicas, Institucionalização, Gestão Administrativa e Financeira da EaD; b) Currículo e Formação docente; c) Práticas Educativas e Redes de Aprendizagem; d) Pesquisa e Extensão; e) Tecnologias: usos e apropriações.

O XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) terá uma vasta programação com palestrantes internacionais e nacionais.

Veja mais detalhes no site do evento aqui.