Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XV edição do Fórum "Gêneros em Ação"
Início do conteúdo da página

XV edição do Fórum "Gêneros em Ação"

Imprimir
Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 11h56

Aconteceu na tarde de sexta-feira (01), na Universidade Federal do Piauí, a XV edição do Fórum "Gêneros em Ação", promovido pelo Núcleo Cataphora. A palestra ocorreu na Sala de Vídeo II do CCHL e a convidada para ministrar a palestra foi a Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo (UESPI), que conversou com os presentes na ocasião sobre a "Escrita no Ensino Superior e as Singularidades nos Resumos de Pesquisas de Iniciação Científica".

XV Gêneros em Ação 820191105101045

 

A Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo destacou a importância das palestras promovidas pelo Núcleo de Pesquisa Cataphora intituladas "Gêneros em Ação", que levam os alunos da Graduação e da Pós-Graduação a refletir e discutir acerca da escrita na universidade. “A apresentação de hoje é especificamente sobre a escrita de resumos para eventos de iniciação científica. Estamos estudando a proficiência da escrita dos alunos na universidade, e observamos que geralmente os gêneros que circulam na esfera acadêmica - como resumo, resenha, artigo, projeto de pesquisa - ainda são um grande desafio para eles produzirem. Então, nós iremos conversar e refletir sobre a produção escrita destes gêneros no contexto universitário”, declarou. 

XV Gêneros em Ação 20191105104018

Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo, que ministrou a palestra

A idealizadora do Fórum “Gêneros em Ação”, Profa. Dra. Leila Rachel Barbosa Alexandre, também estava presente no local e falou a respeito do objetivo do ciclo de palestras promovido pelo Cataphora. “Quando o “Gêneros em Ação” foi pensado, a ideia era trazer as pesquisas sobre gêneros que nós desenvolvíamos no Cataphora, e também de outros pesquisadores, em uma linguagem mais acessível para os graduandos e para a comunidade acadêmica em geral que queria conhecer ou que pretendia iniciar os estudos nessa área. Então, a nossa perspectiva era de divulgação científica na área linguística, mais especificamente na área de texto, gênero e discurso, com uma linguagem que despertasse nas pessoas interesse pelo tema”.

XV Gêneros em Ação 220191105110858

Profa. Dra. Leila Rachel Barbosa Alexandre, idealizadora do Fórum “Gêneros em Ação” 

O Cataphora é um núcleo de pesquisa em texto, gênero e discurso que existe desde 2008. É composto por graduandos, mestrandos, doutorandos e desenvolve pesquisas voltadas para texto, gênero e discurso, principalmente, para gêneros, e é coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Alves Filho. 

XV Gêneros em Ação 7 120191105112113

Confira mais fotos aqui

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página