Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo PET do Campus de Bom Jesus realiza Visita Guiada na SNCT

Grupo PET do Campus de Bom Jesus realiza Visita Guiada na SNCT

Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h29

No dia 25 de outubro, o Programa de Educação Tutorial Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una (PET-ISUU) em parceria com o Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias e com a Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP) promoveram a ‘Visita Guiada’ na Universidade Federal do Piauí - Campus Professora Cinobelina Elvas, como parte da programação da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), com o intuito de apresentar os cursos e alguns laboratórios que a instituição dispõe. O público-alvo foram os alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Bom Jesus.

A primeira ação foi a recepção dos alunos e, em seguida, a apresentação dos cursos ofertados no Campus (Engenharia Florestal, Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura em Educação no Campo e Engenharia Agronômica), através de palestras ministradas por um representante discente de cada curso. A petiana Izabelle Barboza afirma que “foi um momento interativo onde os alunos puderam tirar suas dúvidas e curiosidades sobre os cursos e conhecer as diferentes possibilidades que englobam cada área”. Esse momento também foi destinado à apresentação dos diferentes grupos de estudo e empresas Juniores do Campus: PET-ISUU, Grupo de Estudo em Biodiversidade (GBIO), Empresa Júnior de Agronomia (Agritec), Empresa Florestal do Piauí Júnior (EfloPI Jr.), Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP) e o Núcleo de Agroecologia do Vale do Gurgueia (NAGU).

visita guiada bj20191031172108

Momento de apresentação dos cursos de graduação pelos discentes

Após as apresentações os alunos foram convidados a conhecer alguns dos locais de estudos e realização de pesquisas dos diferentes cursos; mais especificamente, o laboratório de Botânica, apresentado pelo grupo PET, o de Genética, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Silvokleio da Costa Silva, e o de Propagação de Plantas (Prof. Dr. Rafael de Souza Miranda e grupo de pesquisa de Bioquímica e Fisiologia Vegeta – BIOPLANT, coordenado por ele), além do Hospital Veterinário Universitário, apresentado pela LAVEP.

visita guiada bj 120191031172233

Apresentação do laboratório de Propagação de Plantas

Nas instalações visitadas, explicou-se como se dava a atuação dos profissionais na respectiva área, a estrutura e equipamentos foram apresentados e uma prática simples foi realizada com o grupo visitante.  No laboratório de Botânica, partes vegetativas e reprodutivas de plantas puderam ser visualizadas em microscópico e lupa. No laboratório de genética foram apresentados alguns resultados de pesquisas, como insetos preservados em resina e estrutura de cromossomos de plantas. No laboratório de propagação de plantas foram apresentados resultados de pesquisas e os alunos foram conduzidos ao viveiro onde ficam os experimentos. No Hospital Veterinário Universitário explicou-se o funcionamento dos laboratórios e os procedimentos comumente realizados.

visita guiada bj 220191031172349

Apresentação do laboratório de Genética

Renan Henrique Beserra de Souza, participante do grupo de pesquisa Bioplant, declarou: “Foi um evento bem organizado, possibilitando o contato dos alunos com os laboratórios e as pesquisas que são desenvolvidas. Sendo bastante importante trazer o público da educação básica para ter esse contato com as atividades (Ensino, Pesquisa e Extensão) desenvolvidas no ensino superior”.  A petiana Amanda Marinho declarou: “É muito importante a interação da Universidade com as escolas da cidade, pois um dos papeis da educação superior é contribuir com a sociedade.” Já a petiana Izabelle Barboza “acredita que essa é uma forma de diminuir a distancia entre a educação básica e a superior, incentivando os mesmos a estudarem na sua própria cidade, pois muitos alunos vão fazer o ensino superior em outros locais, talvez, por falta de conhecimento da infraestrutura e ensino de qualidade com professores capacitados”.

Confira mais fotos:

visita guiada bj 320191031172548