Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado em Agronomia Fitotecnia divulga edital de seleção
Início do conteúdo da página

Visitas Guiadas na UFPI integram programação da SNCT 2019

Imprimir
Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 14h20

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é palco das Visitas Guiadas referentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2019. O evento iniciou no dia 23, no Shopping Rio Poty, e tem continuação na UFPI, nos dias 24 e 25. Na semana, serão apresentados diversos projetos que visam aproximar a sociedade da Tecnologia e da Ciência.

O Prof. Dr. Marcos Antônio, lotado no Departamento de Biofísica e Fisiologia, afirma que é de grande importância a Visita Guiada para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “A nossa expectativa é a melhor possível, estivemos ontem no lançamento também e havia muitas crianças, muitos estudantes, muitos adultos, e a ideia é levar para sociedade o que é feito de pesquisa, que muitas vezes está no cotidiano deles e eles não sabem. Então, a partir do momento que a gente aproxima e estreita essa informação que é gerada da comunidade, é uma forma de nós nos sentirmos úteis, darmos satisfação à sociedade do que está sendo feito com o recurso público, e uma forma de mostrar a importância da Ciência que é gerada no Brasil, que é de todos os brasileiros”.

visita guiada dia 2420191024141243Prof. Dr. Marcos Antônio e alunos do Curso de Educação Física

O Prof. Me. Felipe Rodrigues comenta sobre a relevância da Visita Guiada para o curso. “Queremos apresentar o que é a Ciência Estatística. Nós percebemos que muitos alunos têm até aptidão na área de cálculo, mas muitos acabam ingressando nos cursos mais conhecidos como as engenharias e às vezes por desconhecimento não optam pela Estatística. Grande parte das disciplinas são ministradas com o uso do computador, trabalhamos manipulação de um grande banco de dados, então nós precisamos de auxílio de um software. Nosso objetivo é mostrar para o núcleo externo que existe esse curso aqui na UFPI e quais são as principais aplicações da Estatística, o mercado de trabalho e também um pouco da estrutura aqui do nosso curso”.

visita guiada dia 24 1420191024141411Prof. Me. Felipe Rodrigues/Coordenador do Curso de Estatística

O Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados-LAPCON do Centro de Tecnologia/UFPI está fazendo parte da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT - 2019). O Laboratório esteve aberto para visitação da comunidade interna e externa durante o dia 24 de outubro, onde projetos, protótipos, e novas perspectivas de pesquisas foram apresentados aos visitantes.

O LAPCON é um laboratório de pesquisa na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em polímeros e compósitos, desenvolvendo projetos nos mais diversos segmentos: polímeros biodegradáveis e verdes, compósitos poliméricos, reciclagem/reaproveitamento, processamento e blendas poliméricas.

FIG 120191025121415 
Visita ao laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados 
 
A mestranda Isabel Sales está no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologias (NINTEC), e recebe alunos de pós-graduação e graduação para a visita guiada, ela fala sobre a importância dessa visita para os alunos. “O tema abordado é de um mestrado em redes, que temos na Universidade Federal, com parceria com outras universidades, e no Brasil ainda é muito novo, então precisamos divulgar bastante”. Ressalta também o objetivo principal dos projetos abordados na ação. “O objetivo maior é disseminar essa questão da propriedade intelectual, para gerar informação e gerar resultado para o país”.
 
visita guiada 1620191025145458
Isabel Sales e alunos de Pós-Graduação

O uso da Bioinformática como ferramenta predativa de características físico-químicas e conformacionais é uma etapa ímpar para a elaboração de projetos no Laboratório de Inovação em Ciências e Tecnologia (LACITEC), localizado no Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI e Coordenado pelo Prof. Dr. Anderson Mendes.

Durante a Visita Guiada, os visitantes puderam conhecer sobre equipamentos como o Espectrofotômetro, utilizado para medir o espalhamento de luz em amostras polímetricas, sistema nanoparticulados. “No geral é possível observar o máximo de absorção (característico de cada material), quantificar, montar curvas de calibração. O que torna o equipamento essencial para pesquisa”.

O Prof. Dr. Anderson  Mendes, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, explica sobre os tipos de pesquisas que são desenvolvidas em laboratórios e como a Visita Guiada é usada para atrair a visitantes. “Essa é uma forma que nós encontramos para atrair a população como um todo para entender o que a Universidade faz em termos de ciência, pesquisa e inovação. Aqui no laboratório LASTEC nós desenvolvemos diferentes tipos de pesquisas voltadas para aplicações biomédicas, também desenvolvemos nanosistemas para atuar liberando fármacos que possam atuar no combate ao câncer”. 

visita guiada 1120191025145857Prof. Dr. Anderson Mendes, do departamento de Biofísica e Fisiologia

A Profa. Dra. Mariana Helena Chaves, Coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais, fala sobre a importância da Visita Guiada. “É importante para mostrar o que nós fazemos na Universidade, as nossas pesquisas, que realizamos desde 1999. Trabalhamos com plantas e sapos descobrindo novas moléculas, onde a população de modo geral não tem esse conhecimento e é importante dar um retorno a população sobre para onde vão alguns impostos".

visita guiada 720191025150138Profa. Dra. Mariana Helena Chaves /Coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais

Breno Machado de Almeida, estudante de mestrado, explicou sobre o desenvolvimento de suas pesquisas e como a Visita Guiada traz uma visibilidade a elas. “Trabalho com pimentas e pimentões. Meu trabalho consiste em fazer análise morfoagronômica para caracterizar essas pimentas quanto ao período de dias de floração e maturação e fazer a parte citogenética no laboratório, o estudo dos cromossomos, ver essa variabilidade tanto a nível morfológico, a nível visual e a nível microscópico. O pessoal teve a oportunidade de ver os trabalhos com fava, pimentas e a rosa do deserto. A Visita Guiada nos proporciona esse momento, nós estamos apresentando para a sociedade os trabalhos realizados aqui na Universidade, mostrando para a polução que o dinheiro que é aplicado na Ciência está tendo resultados". 

visita guiada 1520191025150411Breno Machado de Almeida/ Mestrando

Confira mais fotos.

Fim do conteúdo da página