Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar)
Início do conteúdo da página

Abertura do I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 16h04

IMG_2483.JPG

Você sabe o que é Parasitologia? Ou sabe a importância que a Parasitologia tem para o meio acadêmico e científico? No geral, a Parasitologia é uma ciência que estuda os parasitas, as doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle.

Separamos nesta reportagem informações valiosas sobre o I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar), que iniciou na manhã desta quarta-feira (23), no auditório "Prof. Joaquim Alencar Bezerra", no prédio do Juizado Especial Cível e Criminal da Universidade Federal do Piauí, e tem o objetivo de debater sobre doenças emergentes, discutir novas estratégias de ensino em parasitologia.

IMG_2420.JPG
Na mesa de abertura da cerimônia estiveram presentes o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Viriato Campelo; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), Maria Eliete Batista Moura; o Chefe do Departamento de Parasitologia e Microbiologia, Vagner José Mendonça; a Coordenadora do evento, Profa. Dra. Daniela Reis de Freitas, além de estudantes e pesquisadores da área de saúde.

IMG 237520191023154555

Durante a programação de abertura, o Prof. Dr. Viriato Campelo falou sobre a importância do evento. “O I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar) vem para o Centro de Ciências da Saúde (CCS) como uma proposta de agregar não só a questão de conteúdos como também a maneira como isso deve ser apresentado aos alunos e às populações, principalmente as que são acometidas por infecções. Só através do conhecimento e da pesquisa com conteúdos interdisciplinares que podemos enfrentar essas patologias que são endêmicas e que enfrentamos há muitos anos, com dificuldade de conseguir seu controle”, explica.

 IMG 239620191023154810

Para a Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura, Coordenadora do PPGEnf, promover eventos como esse é fundamental para o desenvolvimento do ensino. “Trata-se de um evento muito importante para a formação de estudantes de graduação, pós-graduação e de profissionais da área da saúde, pois envolve uma temática que promove a integração curricular e departamental dos cursos, trabalhando a competência e a habilidade dos estudantes com os conteúdos de Parasitologia”.

IMG 241720191023154957

Em seu pronunciamento, o Chefe do Departamento de Parasitologia e Microbiologia, Vagner José Mendonça, explicou que um evento como I SEPar é essencial, porque trata de doenças parasitárias que são muito frequentes em várias regiões e, na maioria das vezes, as pessoas desconhecem sobre elas.

“Nós temos a Parasitologia como uma área negligenciada e eventos como este são muito bem-vindos para conversar, discutir, trazer à tona o problema da falta de diagnóstico, da atenção básica à saúde de pacientes e populações rurais acometidas por parasitoses e, que muitas vezes, por causa de desconhecimento, atenção médica, falta de diagnóstico, orientação para buscar um auxílio, acabam desenvolvendo as doenças. Precisamos discutir mais sobre os conceitos básicos da Parasitologia para que mais pessoas conheçam e dessa forma possamos intervir em programas de controle e prevenção das doenças”, explica.

 IMG 244320191023155343

“Trabalhar a Parasitologia, melhorar o seu ensino e a forma como são discutidos os casos de parasitoses dentro do aspecto voltado para atenção primária é de grande importância”, afirma  a Profa. Dra. Daniela Reis de Freitas.

As palestras

Com o intuito de discutir sobre “Pesquisa de dados usando Iramuteq e HistCite”, a Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura iniciou o ciclo de palestras durante o I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar).

IMG 247120191023155739

De acordo com a pesquisadora, a pesquisa bibliométrica é uma técnica quantitativa de análise da produção e difusão do conhecimento científico, onde as informações bibliográficas: títulos, autores, datas, países, referências e etc. são mapeadas para medir e estudar vários aspectos de um tema.

“A pesquisa bibliométrica utiliza métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica sobre determinado tema. Para a realização de um estudo bibliométrico é importante alertar para a seleção da base de dados a ser utilizada, mantendo-se compatibilidade desta escolha com os objetivos da pesquisa e o alcance dos resultados”, explica.

Segundo Maria Eliete, para este tipo de pesquisa recomenda-se a base de dados “ISI Web of Knowledg/Web of Sciece” pelo seu reconhecimento acadêmico de ser considerada uma das mais abrangentes bases de periódicos que abrangem diversas áreas do conhecimento científico.

Identificação dos vetores no controle da Doença de Chagas

IMG 251620191023160056

A palestra “Identificação dos vetores no controle da Doença de Chagas” foi ministrada pelo biólogo, especialista em Saúde Pública e doutor em Parasitologia, Prof. Vagner José Mendonça. Ele explicou que a Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanossoma Cruzi, dos quais os vetores são os triatomíneos, insetos popularmente conhecidos como bicudos ou barbeiros.

Segundo o pesquisador, os insetos gostam de lugares escuros e encontram-se, preferencialmente, nas casas de taipa, um local para fazer moradia. Desta forma, a Doença de Chagas, caracteriza-se como uma doença presente, principalmente, entre populações mais pobres, onde a moradia é precária ou inadequada, no qual as pessoas que não têm acesso aos programas de educação em saúde e saneamento básico, acabam criando um ambiente fértil para o desenvolvimento do vetor.

“A identificação dos vetores para o controle da Doença de Chagas é importante para conhecermos um pouco sobre os mecanismos de transmissão e, assim, conseguirmos criar metodologias e estratégias para controlar a transmissão e quem sabe no futuro, conhecendo todos os aspectos que envolvem esta doença, possamos viver livre da Doença de Chagas, a nível local, estadual, enfim, conseguir erradicar a doença do nosso país”, explica o Prof. Vagner José Mendonça.

A Importância da Parasitologia na Saúde Pública

Durante a palestra, a Profa. Dra. Profa. Dra. Daniela Reis de Freitas explicou a sobre importância da Parasitologia para a saúde pública. “A importância da Parasitologia dentro da área de saúde é muito grande, mas principalmente dentro da área de saúde pública, pois falamos de políticas públicas para o desenvolvimento, prevenção e promoção da saúde. A Parasitologia é uma das áreas de interface com a saúde pública mais carente dessa promoção da saúde. É necessário trabalhar aspectos como doença, prevenção, profilaxia. Tudo isso pode ser proporcionado com o viés da Parasitologia. Então, a Parasitologia está para a saúde pública como a manteiga está para o pão”.

Fim do conteúdo da página