Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Trabalho desenvolvido no HU/UFPI é premiado no 1º Encontro de Regulação em Saúde da Rede Ebserh

Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 14h21

O trabalho “Contribuições da Ferramenta Kaban para o Monitoramento dos Indicadores da Unidade de Regulação Assistencial do Hospital Universitário do Piauí: relato de experiência”, desenvolvido no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou o 2º lugar no 1º Encontro de Regulação em Saúde da Rede Ebserh, que ocorreu de 17 a 18 de outubro em Fortaleza, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC).

Encontro Regulação 1920191023141959

Trabalho desenvolvido no HU/UFPI conquista 2º lugar em evento

Trata-se da exposição de projeto piloto aplicado no Posto 03 do HU-UFPI. “A Ferramenta Kanban contribui para a melhoria dos nossos indicadores hospitalares, entre estes, auxilia na diminuição da média de permanência e na melhoria do indicador de giro de leitos”, explica a enfermeira Anna Gláucia Cruz, chefe da Unidade de Regulação Assistencial.

O 1º lugar ficou com o trabalho “Relato de Experiência da Implantação do Sistema de Rastreio de Prontuários: Melhorias na Assistência, Ensino e Pesquisa”, do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espirito Santo (Hucam/UFES). “Foi um evento grandioso que oportunizou a troca de experiências e de boas práticas na área de Regulação Assistencial entre todos os HUs”, pontua Cruz. “Compartilhando Perspectivas e Desafios da Regulação em Saúde no SUS” foi o tema do Encontro.

O HU-UFPI inscreveu quatro trabalhos, sendo todos selecionados para apresentação no evento. Os outros três foram: “Regulação em Saúde no Âmbito do Processo de Contratualização do HU-UFPI/Ebserh”; Atuação do Setor de Regulação em Saúde na Organização das Filas de Espera para Cirurgia Eletiva no Hospital Universitário do Piauí”; e “Análise Comparativa dos Contratos de Metas de um Hospital Universitário e as Contribuições do Setor de Regulação neste Processo”.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​